Um grupo de 30 pessoas da melhor idade (acima de 60 anos), usuárias do programa Academia na Praça 60+, participou nesta quinta-feira (5) de uma roda de conversa sobre violência contra a pessoa idosa realizada pela Prefeitura de Guarulhos no CEU Continental. A atividade visa a levar conhecimento sobre o Estatuto do Idoso, informar sobre as várias formas de violência contra o segmento e conscientizar sobre a necessidade de respeito, dignidade e valorização da pessoa idosa.
“Nossa proposta é levar à população idosa orientações sobre os direitos que ela tem e os serviços municipais disponibilizados pela administração municipal, e como acessá-los. Buscamos ainda conscientizá-los sobre o envelhecimento ativo e saudável, incentivando-os a participar de atividades físicas, culturais e de lazer”, afirmou o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair.
Já a chefe de divisão da subsecretaria, a psicóloga Maria Iracilde Santana Oliveira, destacou a importância de reconhecer as situações de agressão. “A gente conversa sobre as violências físicas, psicológicas, negligências, abandono, entre outras, para que as pessoas não se permitam vivê-las, uma vez que elas podem ser muito sutis. Apresentamos também os canais em que podem denunciá-las”, explicou Iracilde.
Aos 68 anos, Ana Maria Goulart participou da discussão. “Sofri muita violência psicológica com pessoas da minha família, sendo menosprezada. Procurei ajuda, orientação psicológica e me afastei. Fiquei bem. O jeito é ter informação para não sofrer tanto e saber dar a volta por cima”, contou a moradora do Parque Continental, que frequenta a Academia na Praça 60+, além de aulas de capoeira e de redes sociais no CEU.
A ação foi promovida pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.