Uma turma de 20 alunos, formada por 13 usuários do Albergue Municipal e sete beneficiários do Bolsa Família, iniciou nesta segunda-feira, dia 14, o Curso de Rotisserie (ou Rotisseria, lugar que comercializa comida pronta como assados, molhos, massas, tortas, carnes, entre outras). Ministrada no Restaurante Escola Gourmet, a iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), integra o projeto Nova Chance e visa capacitar pessoas sem experiência na área para trabalhar em supermercados, tanto no atendimento ao público quanto na produção de pratos.
Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Arão dos Santos Silva, a ação abre nova perspectiva na vida dos inscritos. “Hoje se inicia uma nova história na vida dessas pessoas que acreditaram nesta Nova Chance, projeto lançado com o desafio ousado de atender às necessidades profissionais dos que esperam uma oportunidade de começar uma nova trajetória”, afirmou Arão.
Ele completou agradecendo à Apas pela parceria fundamental na execução do programa. “A Associação Paulista de Supermercados tem sido parte fundamental nesta proposta, pois, sem qualquer exigência de contrapartida, aceitou de imediato a condição de parceira na condução deste grande programa, que certamente mudará o rumo da vida de nossos munícipes”, finalizou o secretário na aula inaugural.
A diretora de Responsabilidade Social da APAS – Regional Guarulhos, Andreia Oliveira, disse que este é o primeiro projeto social que a entidade desenvolve no município em parceria com a Prefeitura. “Em Guarulhos, a Apas não tinha a área de responsabilidade social.
Implantamos uma e a intenção é que estas pessoas possam ser incluídas, ter um novo emprego ou trabalhar em casa”, disse a gestora.
Já a secretária-adjunta da SDAS, Claudia Papotto, destacou a importância do aprendizado. “Além de uma nova oportunidade, o conhecimento é algo que ninguém nos tira. Tudo o que for absorvido, permanece com a pessoa e pode ser repartido com outros. E tudo o que repartimos tem mais valor. Agradeço a enorme contribuição da Apas, que ministrará as aulas com muito boa qualidade,” disse Claudia.
Nova chance
Vagner Alves, 40 anos, tem o ensino fundamental II incompleto e há quatro anos vive nas ruas da cidade. Vivendo de bicos, ‘cuidando’ de carros estacionados e também na reciclagem, ele conta que já trabalhou como ajudante geral e auxiliar de almoxarifado, mas a bebida o levou para as ruas. “Espero agora ter uma chance de entrar no mercado de trabalho, com uma profissão que ofereça mais vagas. Emocionei-me aqui porque nada está terminado, vou dar a volta por cima e sair do sufoco,” disse Vagner, assistido pelo Centro POP – Centro de Referência para a População em Situação de Rua, que compareceu à primeira aula do curso de Rotisserie, a qual ensinou receita de bolo pão de ló e montagem de bolos.
Coordenado pela SDAS, o projeto Nova Chance prevê duas turmas de 20 alunos, oito dias de curso, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. O curso é gratuito e fornece certificado aos participantes.