A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal da Criança (HMC) deve ser reaberta na próxima quarta-feira, dia 13 de julho, após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. O local está interditado desde 31 de maio quando foram apontadas diversas falhas pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão vinculado ao Governo do Estado.
Leia aqui o que já publicamos sobre os problemas no HMC
O fechamento da UTI ocorreu depois da morte de 12 crianças no local em dois meses. Na época, o secretário municipal da Saúde, Carlos Derman, anunciou a reforma do local em 10 dias. Contudo, a troca do serviço de ar condicionado atrasou as obras que ainda estão em andamento.
Em relação à sindicância para investigar as mortes das crianças, que foi prorrogada para 1º de agosto, Derman diz que a maioria dos óbitos foram naturais e não tiveram relação com as falhas estruturais da UTI. Ele afirma que a comissão de sindicância aguarda laudos necroscópicos de algumas crianças para concluir os trabalhos.
O secretário anunciou que em breve destinará outro local para o banco de leite, o que permitirá um espaço maior no HMC para atendimento de enfermaria e ambulatório.