A definição sobre a data de realização da Copa do Mundo de 2022 ficou mais próxima nesta segunda-feira, quando a Fifa apontou duas opções de calendário, enquanto o Catar, responsável pela organização do torneio, admitiu que uma mudança para o período do inverno do país é o “ideal” para o Oriente Médio.
Depois de uma reunião nesta segunda-feira sobre cinco propostas sobre quando jogar o torneio, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, tratou de diminuir as opções. “Estamos chegando mais perto de reduzir as datas para a Copa do Mundo para duas opções – janeiro e fevereiro 2022 ou novembro e dezembro de 2022”, disse Valcke, em um comunicado divulgado pela Fifa.
O presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Catar, Hassan Al Thawadi, disse pela primeira vez que a realização do torneio no calor escaldante de junho e julho, como originalmente programado, pode não ser a melhor solução.
“(Al Thawadi) Salientou que, para o Oriente Médio, a situação ideal e com todas as circunstâncias que uma Copa do Mundo inclui pode ser realizá-la no inverno”, afirma o comunicado da Fifa.
Ainda assim, a Fifa observou que o Catar “permanece totalmente empenhado em oferecer o que foi prometido em sua candidatura”, incluindo as tecnologia que diminua as temperaturas nos estádios para combater o calor escaldante, com mais de 40ºC, que são atingidas no verão do país.
A opção janeiro-fevereiro parece ser a mais favorável para as confederações nacionais, pois muitos países estão em pausa de meio de temporada ou mesmo no período que antecede o início da temporada. A Ásia e a África, inclusive, utilizam esse período para disputar seus torneios continentais de seleções.
O problema é que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, assegurou ao presidente do COI, Thomas Bach, que a Copa do Mundo não vai colidir com a Olimpíada de Inverno de 2022. O comitê avalia as candidatas nesse momento, sob a expectativa de realizá-la em fevereiro de 2022.
A Associação de Clubes Europeus sugeriu que a Copa do Mundo seja disputada entre 28 abril e 29 maio. Essa opção, porém, foi rejeitada por Valcke. Além disso, o sindicato dos jogadores se opõe a esse plano de disputa do torneio na primavera do Catar por causa do calor.
A Fifa disse que a comissão se reunirá no início do próximo ano, provavelmente em fevereiro, para avaliar os relatórios de Valcke e do presidente Confederação Asiática de Futebol, o xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa do Bahrein, das propostas feitas na reunião desta segunda-feira.
“Estamos satisfeitos com o nível de detalhes fornecidos pelos participantes e com as discussões produtivas que aconteceram hoje”, disse o xeque Salman. O Comitê Executivo da Fifa deverá decidir sobre as datas da Copa do Mundo de 2022 em março.