A Vale assinou um memorando de entendimento com o governo da Indonésia que pode levar à renovação da licença de exploração de níquel da empresa no país, de acordo com informações do banco de investimento canadense RBC Capital Markets.
Os analistas do banco se encontraram com os gerentes da Vale em Toronto e afirmaram que a empresa está otimista em relação ao panorama do mercado de níquel e espera que o preço do metal suba nos próximos 12 meses à medida que o excesso dos estoques da China for eliminado.
“Sob a perspectiva operacional e de custo, a Vale está pronta para contribuir significativamente com o mercado de níquel nos próximos dois ou três anos”, dizem os analistas.
A Indonésia proibiu a exportação de minério bruto em janeiro para incentivar o investimento em empresas de processamento e refino de maior margem e conservar mais riqueza mineral no país. Segundo análises do RBC, o mercado pode levar quatro anos para adicionar capacidade suficiente de processamento de níquel para se equilibrar. As dinâmicas atuais são positivas para o preço do níquel, diz o banco. Fonte: Dow Jones Newswires.