Após o processo de substituição da empresa contratada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT) para a administração de radares em Guarulhos, em julho, o valor aplicado em multas emitidas a partir da fiscalização eletrônica chegou a R$ 2,9 milhões, registrados em agosto, contra R$ 1,8 milhão do mês anterior.
Em quantidade de multas emitidas, o acréscimo entre os meses é de 50,5%, visto que o número de notificações lançadas chegou a 26.724 em agosto, ao passo que em julho o número não ultrapassou as 17.746 multas.
A publicação da STT no portal da Prefeitura mostra ainda que, de janeiro a junho deste ano, os números de multas emitidas apresentavam diminuição gradativa – sendo que no primeiro mês do ano foram registradas quase 70 mil multas. Já em junho, o número não ultrapassou os 16 mil.
Críticas – O eletricista Francisco Alzamiro, 36 anos, conta que entre agosto e setembro recebeu três multas. "Acredito que a cidade tem radares demais, muitos instalados em locais que não apresentam necessidade", disse.
Para o vendedor Carlos Eduardo Moreira, 42, a sinalização é um agravante. "Além do grande número de radares em locais desnecessários, observo que a sinalização destes fiscalizadores eletrônicos não é eficiente, o que prejudica o motorista", declara.
O Guarulhos Hoje questionou a STT quanto à possibilidade de melhoria da sinalização de radares nas ruas. Até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.