Economia

Valores mais atrativos trazem moradores da capital a Guarulhos

Apartamentos com plantas iguais aos dos construídos em São Paulo saem até 30% mais baratos

Apartamentos idênticos aos construídos em São Paulo, mas com valores entre 25% e 30% mais baixos, são apontados como os principais motivos para atrair moradores da Capital para Guarulhos. Um em cada quatro imóveis vendidos hoje no município se destina a compradores que saem de São Paulo, segundo estudo realizado pela Habitcasa e pela área de inteligência de mercado do Grupo LPS.

"Muitos preferem perder 20 minutos a mais no trânsito e ganhar no valor do imóvel, essa é a justificativa mais aparente para esse crescimento", afirmou José Joaquim Pinto da Silva, arquiteto da Kim Arquiteturas e Construções Ltda, responsável por diversos projetos na cidade.

Guarulhos recebeu mais de 50 empreendimentos residenciais nos últimos três anos. Destes, 40% das unidades comercializadas foram adquiridas por moradores de São Paulo. A proximidade entre as cidades é um dos motivos dessa procura.

Os imóveis que mais se destacam, segundo o estudo, são os de dois dormitórios que representam atualmente 70% dos apartamentos lançados na cidade. Esse tipo de imóvel está tomando as atenções de construtoras e imobiliárias, uma vez em que o mercado comprova que investir nessa categoria tem se tornado um negócio altamente rentável, coligado a fatores como alta procura, locação mais rápida e otimizada relação custo-benefício.

Em Guarulhos, um apartamento de dois dormitórios custa, em média, R$ 180 mil, enquanto o mesmo modelo na capital sai por R$ 240 mil.

Posso ajudar?