Duas "manias" vêm ganhando as telas do cinema recentemente: as refilmagens e os vampiros. No primeiro caso, podemos citar exemplos como "Conan – O Bárbaro" e "Bravura Indômita", que renovaram obras já prontas. Quanto aos bebedores de sangue, a recente febre dos livros e filmes da série "Crepúsculo", aliada a séries de TV como "True Blood" e "The Vampire Diaries" ajudaram a reviver os seres mitológicos. Pois justamente amanhã chega aos cinemas a refilmagem do clássico de vampiros dos anos 80 "A Hora do Espanto", com direção de Craig Gillespie ("A Garota Ideal").
Filmes de vampiros costumam ter certa lógica. Nos casos recentes, há sempre a cena em que alguém apela para crucifixos, alho, água benta ou similares para logo em seguida descobrir como o meio escolhido é inútil. Pois assim como no já citado "Crepúsculo", o vampiro Jerry (Colin Farrel, de "Quero Matar Meu Chefe") pode viver sem problemas sob a luz do sol. Tanto que, ao se mudar para um novo bairro, ele consegue se passar por um charmoso vizinho, conquistando inclusive a simpatia de Jane Brewster (Toni Collette, de "Pequena Miss Sunshine"). Enquanto isso, o filho de Jane, Charley (Anton Yelchin, de "Star Trek"), vive uma boa fase em sua vida: convive com as pessoas mais populares em sua escola e namora a bela Amy (Imogen Poots, de "Centurião"). De fato, o jovem está tão a vontade que termina desprezando seu melhor amigo, Ed (Christopher Mintz-Plasse, de "Kick-Ass – Quebrando Tudo"). O problema é que Ed é o primeiro a notar o desaparecimento de alunos na escola e ligá-los ao vizinho de Charley.
Quando percebe que sua família e amigos podem estar em perigo, Charley decide dar uma olhada na casa de Jerry e descobre uma de suas vítimas, prestes a ser devorada pelo vampiro. Para piorar as coisas, a criatura percebe a descoberta do rapaz e começa a perseguí-lo. Charley então procura a ajuda do "especialista" em vampiros e astro de produções de terror Peter Vincent (David Tennant, de "Harry Potter e o Cálice de Fogo").
Em 1985, ano em que o filme original foi lançado – seguido por "A Hora do Espanto 2" em 1988 – o cinema de terror não era permeado de filmes como "Atividade Paranormal" ou mesmo "Premonição", em que os sustos vêm mais do que não se vê do que de criaturas assustadoras. Fica para o novo filme o crédito de apresentar um vilão de forma mais monstruosa, e não um romântico apaixonado em conflito, como nos vampiros de "Crepúsculo e Cia".
A Hora do Espanto (Fright Night) – EUA/ Inglaterra, 2011. Direção Craig Gillespie. Com Anton Yelchin, Colin Farrell, Toni Collette, David Tennant, Imogen Poots, Christopher Mintz-Plasse, Dave Franco, Reid Ewing, Will Denton, Sandra Vergara, Emily Montague, Chris Sarandon, Grace Phipps, Chelsea Tavares, Lisa Loeb. Distribuição Walt Disney.