A EMTU informa que a capacidade da van envolvida no acidente desta manhã (28/08) é de 19 passageiros. No entanto, no momento do acidente, ocorrido na rodovia Presidente Dutra, no acesso a Fernão Dias, sentido de São Paulo, ela levava 25 pessoas a bordo. A gerenciadora informa que aguardará conclusão da perícia a ser realizada no veículo para adotar as providências em relação ao condutor que dirigia a van de prefixo 3142 alocado na linha 219 Santa Isabel–Metrô Armênia.
Vans com excesso de passageiros nas linhas metropolitanas são bastante comuns. Tanto que a EMTU admite que foram aplicadas aos operadores da RTO (que envolve os municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã e Santa Isabel) 3.653 multas, principalmente por transportar passageiros acima do permitido e alterar o itinerário da linha somente no primeiro semestre deste ano. Ou seja, somente a fiscalização flagrou a média de 20,3 irregularidades por dia, fora aqueles que não são pegos pelos fiscais.
É importante ressaltar que a EMTU realiza fiscalizações contínuas no serviço Reserva Técnica Operacional (RTO) e se verificadas irregularidades os condutores são autuados.
As multas são principalmente por transportar passageiros acima do permitido e alterar o itinerário da linha. A autuação dos motoristas flagrados em alta velocidade é de competência das autoridades de trânsito.
Cabe salientar ainda que o carro acidentado nesta segunda-feira tem inspeção válida até 10 de outubro deste ano