Cidades

Varas da Fazenda e Juventude buscam novo local após evacuação

Prédio das varas da Fazenda Pública, além da Infância e da Juventude, foi evacuado na sexta-feira

As 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública e da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos ainda não tem destino definido após evacuação que aconteceu na última sexta-feira e publicada com exclusividade pelo HOJE no último sábado (leia aqui). Antes localizadas em um prédio entre as ruas Luis Faccini e João Gonçalves, os funcionários dos órgãos tiveram de retirar os processos e documentos do interior do edifício após ficar constatado o comprometimento das estruturas de sustentação. O prédio abrigava as varas desde 2004.

Amanhã, a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo deverá estar em Guarulhos para analisar a situação e definir o destino dos órgãos de Justiça. A juíza Carolina Nabarro Munhoz Rossi, da 5ª Vara Civil de Guarulhos, que determinou a saída imediata do prédio, a tempos procura um novo espaço, mas disse que vem enfrentando muita dificuldade em achar um imóvel adequado que atenda as necessidades dos órgãos.

Segundo informações apuradas pelo HOJE, os problemas estruturais do prédio começaram há três anos quando grandes rachaduras apareceram, provavelmente causadas pelo excesso de peso de estantes e armários carregados de processos.

Muitas estantes são fixadas nas paredes, o que causaram rachaduras e infiltrações. A reportagem não teve autorização para entrar no prédio, mas conseguiu captar algumas imagens das rachaduras na parte térrea do edifício.

Momentaneamente, o atendimento da Vara da Infância e Juventude será na rua Felício Marcondes enquanto que os das Varas de Fazenda ficarão concentrados no fórum, ambos no Centro.

Posso ajudar?