De acordo com pesquisa da BVS, de janeiro a outubro deste ano o varejo avançou 1,7%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, que analisou o Indicador do Movimento do Comércio da Boa Vista Serviços, concluiu que, apesar da economia brasileira sofrer oscilações por conta da queda da geração de empresa, alta da inflação, entre outras, o avanço deve ser comemorado.
"O avanço é pequeno e por conta das conjunturas de nossa economia, devemos comemorar a expansão, sobretudo o fato do varejo encerrar o ano no azul", disse Taiar.
Na avaliação mensal, entre outubro e setembro, o varejo registrou avanço de 1%. Na comparação entre outubro deste ano ante o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,5%.
Setores – O indicador aponta, também, os setores que registraram o maior avanço mensal. O setor de Móveis e Eletrodomésticos apresentou alta de 2,1% no comparativo entre outubro e setembro deste ano. Os setores de Supermercados, Alimentos e Bebidas; e de Combustíveis e Lubrificantes, registraram pequeno avanço, 0,8% e 0,6% respectivamente.
Já o setor de Tecidos, Vestuários e Calçados registrou estabilidade na avaliação mensal, apontou a BVS.