Simplesmente demais! O Vasco do Paraíso conquistou o título do campeonato amador do estado do 2015 com uma nota dez em todos os quesitos: Melhor ataque, melhor defesa, maior número de vitórias, artilheiro do campeonato e melhor jogador da competição.
Na tarde deste sábado(07), no Estádio Cícero Miranda, em Guarulhos/SP, com público superior a duas mil e quinhentas pessoas, segundo informação do chefe da segurança, o Sargento da Polícia Militar, Coriolano Fagundes, o Vasco do Paraíso conquistou o título do amador do estado 2015, competição organizada pela Federação Paulista de Futebol, ao empatar por 2 a 2, diante do EC Nacional V.Vivaldi (São Bernardo do Campo/SP), com dois gols do atacante Mota, artilheiro da competição com oito gols. Mizael e Leandro, marcaram os gols do time do Grande ABC. Como havia vencida na partida de ida, na semana passada, em São Bernardo do Campo/SP, o empate foi suficiente para o time guarulhense atingir o topo do futebol amador do estado.
O futebol fez justiça ao time de melhor campanha durante toda a competição, do futebol mais vistoso, o que melhor se planejou para competição, apesar de todas as dificuldades financeiros enfrentadas durante a competição.
O caminho para à conquista do título inédito foi aberto aos 21 minutos da etapa inicial, após grande jogada do atacante Mosquito, um dos destaques do time guarulhense na grande final, o lateral- esquerdo Henrique cruzou a bola na cabeça do capitão Mota que abriu o placar, bem ao seu estilo, especialidade do artilheiro da competição.
O empate do time da Vila Vivaldi, não demorou muito para acontecer. Aos 27 minutos, Júlio César cobrou a falta da intermediária, o seu xará vascaíno Júlio César foi mal pra bola e defendeu para o meio da pequena área, nos pés do zagueiro Mizael que não deve trabalho para marcar o gol de empate.
Assustado com o gol de empate, o time guarulhense sofreu uma forte pressão do time do grande ABC, em boa parte da primeira etapa, até o zagueiro Mizael perder uma bola dominada dentro da área para o atacante vascaíno Mosquito .Tentando corrigir o lance infeliz, Mizael derrubou Mosquito dentro da área, pênalti para o Vasco do Paraíso que ,Mota cobrou com categoria para colocar o time guarulhense, mais uma vez, à frente do placar.
Na segunda etapa, precisando marcar três gols para levar o título para Vila Vivaldi, o técnico Rodrigo Oliveira colocou o time do EC Nacional inteiramente no ataque, deixando para o time guarulhense a opção do contra-ataque. Mosquito, destaque da primeira etapa cansou e não conseguiu ajudar o time guarulhense aproveitar os espaços deixados pelo time da Vila Vivaldi.
Para aumentar a tensão do torcedor guarulhense, aos 21 minutos o zagueiro vascaíno Boi, derrubou o experiente Tassio dentro da área, pênalti assinalado pelo árbitro José Roberto Marques, que Leandro Cobrou e marcou o gol de empate.
A partir daí era nítido o nervosismo do time guarulhense que passou a se preocupar demasiadamente com o relógio. Para não correr riscos, Ederson Araújo, treinador do Vasco do Paraíso, fez alguns alterações com o objetivo de fortalecer a marcação. Nem mesmo a entrada do talismã Erivelto, fez o time guarulhense ter sucesso com as jogadas ofensivas. Mas, já não era preciso correr risco, o empate era suficiente para conquistar o tão sonhado título do amador do estado, a terceira conquista do futebol guarulhense. Antes do Vasco do Paraíso, apenas A.A Flamengo(2006) e Estrela de Guarulhos (2008) estiveram no topo do futebol amador no estado de São Paulo.
Acostumado com grandes conquista no futebol amador , o treinador vascaíno Ederson Araújo, não escondeu que o amador do estado pelo Vasco do Paraíso era sua maior conquista no futebol amador.
– A emoção é enorme! A conquista do amador do estado é muito mais importante do que a Copa Kaiser – Tradicional competição do futebol amador, extinta no ano passado – ou qualquer outro título da categoria. Enfrentamos uma equipe de muita qualidade que foi melhor do que o nosso time nos dois jogos, mas o Vasco tem grandes jogadores e soubemos conquistar o título – Disse, Ederson Araújo, o mais vitorioso treinador do futebol amador da grande São Paulo.
O Capitão Mota, autor dos três gols vascaínos nos dois confrontos da decisão do amador do estado, parabenizou o grupo vascaíno e salientou o fato de ter colocado o nome na história do futebol guarulhense.
– Parabéns para o grupo do Vasco que é maravilhoso. Estou muito feliz, sabemos que hoje com essa conquista colocamos o Vasco e nós na história do futebol de Guarulhos – Comemorou.
Para o presidente Celso José, a conquista do amador do estado foi a conquista do planejamento , iniciado logo após a perda do título da Divisão Especial há três meses para a equipe da A.A. 33 do Bela Vista .
– Essa foi a conquista do planejamento ,da união e da verdade. Três meses atrás eu entrei naquele vestiário após perder o título para o 33 e disse aos meus jogadores que nós iríamos conquistar o amador do estado e o resultado taí. Nós temos o amador do estado – Declarou ,Celso José.
Do outro lado, era só tristeza. Nem o experiente Tassio, campeão da Copa do Brasil pelo Santo André, conseguiu conter as lágrimas ao falar da perda do título.
– Esse jogo aqui não era só um jogo, tinha muita coisa de bastidores. Era uma conquista muito desejada por todos nós. Era um título que queríamos conquistar pelo Rodrigo. Mas, o Vasco foi superior e estão de parabéns – Disse, Tássio com lágrimas nos olhos.
O presidente da ULAFA GUARU ( União das Ligas Amadoras de Futebol Amador de Guarulhos), Felisberto de Souza,”Cabeção”, parabenizou a conquista do Vasco do Paraíso, agradeceu aos esportistas Zafra e Pires pelo apoio as iniciativas da ULAFA, mas fez um desabafo quando falou da falta de apoio do poder público guarulhense ao futebol amador da cidade.
– Quero parabenizar o Vasco pela conquista, sem contar com o apoio de ninguém: Prefeito, vereadores e secretário de esportes. O futebol guarulhense venceu devido ao apoio de pessoas como o Zafra, Pires, o Celso, caras que amam o futebol. E ,para a Federação Paulista de Futebol eu quero dizer que Guarulhos é Água Santa – Disse, Cabeção referindo-se ao fato da FPF ainda não confirmar o time de Diadema – que conquistou o acesso no campo- na elite do futebol paulista devido ao atraso nas obras do estádio do time do grande ABCD.
Com a conquista do amador do estado, o time guarulhense garantiu vaga no campeonato Sul-brasileiro da categoria, em 2016, que será realizado no estado de São Paulo, com enorme possibilidade de acontecer na cidade de Guarulhos.
O FERA DO JOGO
O capitão Mota, autor dos dois gols guarulhenses , artilheiro do campeonato amador do estado com oito gols e o craque da competição, foi escolhido pela equipe do portal ebolanarede o “FERA” do jogo, o melhor em campo na final.
Mota usou toda a sua experiência adquirida durante a sua carreira profissional , com passagens pelo Santos FC, futebol Asiático e futebol europeu, para comandar dentro de campo o time do Vasco do Paraíso na conquista do campeonato amador do estado.
FICHA TÉCNICA
Final do Campeonato Amador do estado 2015
VASCO DO PARAÍSO 2 x 2 EC NACIONAL V. VIVALDI (São Bernardo do Campo/SP)
LOCAL Estádio Cícero Miranda – Guarulhos/SP
DATA 07 / 11 / 15
GOLS Mota 21’1ºT e 40’1ºT (Vasco do Paraíso) ; Mizael 27’ 1ºT, Leandro 21’2ºT (EC Nacional)
ÁRBITRO José Roberto Marques
ÁRB. ASSISTENTES Vitor Salzani e Domingos da Silva Chagas
QUARTO ÁRBITRO Gabriel Castro Dourado
VASCO DO PARAÍSO : Júlio César , Caio Felipe , Boi , Kauê , Henrique ; Cleitinho(Pestana) , Hugo(Tatu) , Zâmbia ; Mosquito(Buiu) , Mota(Erivelto) , Duílio(Clayton Tigrão) . TÉCNICO: Ederson Araújo
EC NACIONAL : Celso , Augusto , Marco Aurélio , Mizael , Silas ; Rodrigo Miojo , Júlio César(Hugo) , Everton , Tassio ; Fabrício(Fabrício), Dieguinho(Juninho)
TÉCNICO : Rodrigo Oliveira