Internacional

Vazamento de petróleo ameaça animais aquáticos em Bangladesh

Autoridades de Bangladesh estão avaliando os impactos ambientais causados por um navio petroleiro que afundou em um rio do país na terça-feira. Oficiais disseram nesta sexta-feira que a mancha de óleo já se espalhou por mais de 70 quilômetros do rio Shela, um santuário aquático reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

O petroleiro carregava mais de 350 mil litros de petróleo quando foi atingido por um navio cargueiro, na terça-feira. Após mais de 30 horas do acidente, ele foi resgatado na quinta-feira. Autoridades descobriram que dois dos seis contêineres estavam seriamente danificados. Não se sabe qual a quantidade de petróleo que vazou, mas algumas reportagens estimaram em 200 mil litros.

O vazamento de óleo ameaça diversos tipos de vida aquática de uma das maiores áreas de manguezal do mundo. Entre as espécies ameaçadas, estão crocodilos e golfinhos considerados vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês). Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?