Educação

Vazamentos de dados não compromete credibilidade do Enem, afirma presidente do INEP

"O Inep está com uma estrutura bastante grande de segurança, estamos investindo muito nisso. [Esse problema] não afeta de forma alguma a credibilidade do Enem", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, em relação à divulgação indevida na internet dos dados de 12 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A declaração foi concedida à Agência Brasil.

Ainda de acordo com o presidente da instituição, Joaquim Soares Neto, o problema foi uma "fragilidade no sistema", já foi corrigido e os dados já estão em sigilo.

De acordo com matéria publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, informações pessoais dos participantes das edições do Enem de 2007, 2008 e 2009 podiam ser acessados pelo site do Inep sem a necessidade de senha. Segundo o Ministério da Educação (MEC), ficaram disponíveis nos links desprotegidos o nome completo, o CPF, a carteira de identidade, o número de inscrição do Enem e nome da mãe do participante.

No ano passado, o Enem foi cancelado às vésperas da sua realização porque a prova foi roubada de dentro da gráfica que imprimia o material. Toda o esquema de aplicação da prova teve que ser remodelado. O exame foi aplicado dois meses depois com um índice recorde de abstenção. Na avaliação de Neto, essa nova falha no sistema não compromete a credibilidade do órgão ou do próximo exame, que será realizado em novembro.

* Com informações da Agência Brasil

 

Posso ajudar?