Estadão

Vídeo mostra ataque contra navio perto do Estreito de Ormuz, em momento de tensões com Irã –

Um vídeo ao qual a <i>Associated Press</i> teve acesso mostra agentes em uma ação por helicóptero contra um navio perto do Estreito de Ormuz, neste sábado,13. Um oficial de defesa do Oriente Médio, que pediu anonimato, atribuiu o ataque ao Irã, em momento de maiores tensões entre Teerã e o Ocidente.

O vídeo mostrava o ataque antes reportado pelo Reino Unido, que descrevia que a embarcação foi "capturada por autoridades regionais" no Golfo de Omã, perto da cidade portuária de Fujairah, nos Emirados Árabes, sem dar detalhes.

O oficial de defesa compartilhou o vídeo com a agência, que não pôde por enquanto confirmar a veracidade do registro. O helicóptero envolvido, porém, parece ser um dos usados pela Guarda Revolucionária, uma força paramilitar iraniana que já realizou ações do tipo no passado contra navios.

A embarcação envolvida parece ser a MSC Aries, de bandeira portuguesa, navio de transporte associado à Zodiac Maritime, empresa sediada em Londres. A Zodiac Maritime é parte do Zodiac Group, do bilionário israelense Eyal Ofer. A Zodiac não quis comentar o assunto.

O MSC Aries foi localizado pela última vez perto de Dubai e seguia na sexta-feira, 12, para o Estreito de Ormuz. O navio desligou seus dados de localização, o que tem sido comum para embarcações afiliadas a Israel que transitam pela região.

O incidente ocorre em meio a maiores tensões entre o Irã e o Ocidente, em particular após um ataque que seria feito por Israel contra o consulado iraniano na Síria. O Oriente Médio ainda vive as tensões geradas por seis meses da guerra israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza.

O Irã até agora não reconheceu ter capturado qualquer embarcação, nem houve relato na imprensa estatal sobre o incidente. Desde 2019, porém, o país tem realizado ações do tipo.

Posso ajudar?