Policial

Veículos apreendidos em repressão ao tráfico de drogas serão leiloados

Interessados podem escolher entre os 26 autos confiscados durante ações contra o crime organizado

Um total de 26 veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas serão leiloados, em 14 de dezembro, no pátio do leiloeiro oficial Sodré Santoro, na Vila Augusta. O leilão, aberto ao público, será realizado por meio da Comissão Estadual para Assuntos Referentes a Bens Apreendidos do Tráfico de Drogas (Combat).

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou, na semana passada, a inspeção dos 26 lotes, cada lote corresponde a um veículo. Foram vistoriados 14 carros, nove motos e três caminhões. Além dos veículos, também será leiloado um lote de jóias com valor equivalente a R$ 15 mil.

Participaram da vistoria no pátio do Sodré Santoro, representantes da Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad), do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), da Polícia Federal e de uma instituição privada, que compõem a comissão especial de licitação do leilão.

De acordo com o secretário executivo da Combat, Vladimir Favalli, os bens materiais apreendidos são levados à leilão quando o traficante de drogas é considerado culpado. "O bem é considerado perdido em favor da União. Desta forma, usamos o dinheiro arrecadado no leilão em ações de prevenção, repreensão e no tratamento de dependentes químicos".

De 2007 a 2010 foram realizados quatro leilões, em que foram arrematados 400 lotes, que renderam recursos financeiros em torno de R$ 2 milhões. Segundo Favalli, o leilão deste ano é pequeno, porque trata-se de rescaldo. "Os veículos que não foram leiloados nos anos anteriores serão leiloados em dezembro. Somente em 2010 sobraram 16 veículos. Muitas vezes isso acontece, porque o arrematante não paga o valor do lance".

O secretário executivo comenta que a Comissão pretende arrematar, no próximo ano, até 500 lotes apreendidos com o tráfico de drogas. Para isto, serão realizados até dois leilões em 2012.

Posso ajudar?