Cidades

Veja para onde devem ir os R$ 645 milhões anunciados por Dilma para Guarulhos

Os R$ 645 milhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff para Guarulhos serão usados em diferentes obras na área de mobilidade urbana da cidade e têm várias origens.

São recursos do Orçamento Geral da União, empréstimos obtidos junto à Caixa Econômica Federal, entre outros. Os recursos serão destinados aos projetos de implantação dos corredores de ônibus Papa João Paulo I, João Jamil Zarif, Otávio Braga de Mesquita e Paulo Faccini. Também foi assinado o contrato que permitirá o início das obras do novo Trevo de Bonsucesso e do Corredor Pimentas, na avenida Juscelino Kubitschek, entre o trevo e avenida Jurema.

R$ 83 milhões liberados por Dilma são do Orçamento Geral da União (OGU) referente ao PAC Grandes Cidades para as obras do Trevo Bonsucesso, Corredor Juscelino Kubitsckek e Terminal Bonsucesso. Essas obras já haviam sido liberadas, tendo ainda recursos de R$ 165 milhões de financiamento junto à Caixa Econômica Federal e R$ 8,7 milhões a título de contrapartida do município. Com a liberação do dinheiro, as obras podem ser iniciadas imediatamente. O Trevo deve ser concluído em 18 meses, por volta de maio de 2015

Em 2011, em reunião com empresários da região, o prefeito Sebastião Almeida já dava como certas verbas que viriam do governo federal para a obra e prometeu entregar o novo trevo concluído até dezembro do ano passado. .

No PAC Grandes Cidades, foram aprovados projetos referentes aos corredores da avenida Papa João Paulo I, Monteiro Lobato e Santos Dumont, Viaduto Monteiro/Hélio Smidt e Viaduto Santos Dumont.

A presidenta Dilma Rousseff anunciou também mais um pacote de obras beneficiando Guarulhos com quatro novos empreendimentos.

Trecho II da avenida Papa João Paulo I

Recursos de R$ 120 milhões que serão usados em um trecho de 4,1 km, ligando a futura avenida Jacú-Pêssego ao Trevo de Bonsucesso. A obra prevê a implantação de três faixas de tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para o transporte coletivo, estações de embarque e desembarque com plataforma em nível e com cobrança externa ao veículo, similar ao sistema do Metrô, além de uma ciclovia. Esta intervenção complementa o trecho I, selecionado no PAC Grandes Cidades.

Corredor João Jamil Zarif

Recursos de R$ 215 milhões, para obras de 6 km de extensão, ligando as avenidas Otávio Braga de Mesquita e Estrada Velha Guarulhos/Nazaré, nos bairros Taboão e São João. O empreendimento prevê a implantação de três faixas de tráfego em cada sentido, sendo uma exclusiva para ônibus, estações de embarque e desembarque com plataforma em nível e com cobrança externa, além de ciclovia.

Corredor Otávio Braga de Mesquita

Recursos de  R$ 100 milhões num trecho de 2,3 km de extensão, que ligará as avenida João Jamil Zarif à Engenheiro Albert Lemier, em Taboão. Serão três faixas de tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus, estações de embarque e desembarque com plataforma em nível e cobrança externa ao veículo, similar ao Metrô, além de ciclovia e viaduto sobre a avenida Marginal do Rio Baquirivu.

Corredor Paulo Faccini

 Recursos de R$ 210 milhões com trecho de 3,4 km de extensão entre as avenidas Monteiro Lobato e Suplicy, no bairro Paraventi. A obra terá três faixas de tráfego por sentido, sendo uma exclusiva ao transporte coletivo, estações de embarque e desembarque com plataforma em nível e com cobrança externa ao veículo, além de ciclovia e transposição em desnível na avenida Monteiro Lobato.

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