Projetos desenvolvidos no hackathon (maratona de programação) realizado durante o Experimenta Saúde, no início de abril, terão sua viabilidade avaliada durante reunião com a secretaria da Saúde e secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação SDCETI.
No encontro, agendado para a quinta-feira, 27, representantes dos três grupos vencedores do hackathon irão tratar sobre as adequações necessárias para que as propostas possam ser aplicadas à gestão da saúde pública na cidade. A Coordenadoria da Juventude também participa deste processo.
“As ideias apresentadas durante o hackathon despertaram interesse porque são inovadoras. Esse desdobramento mostra que o Experimento pode exercer o papel de indutor permanente da inovação e do desenvolvimento tecnológico”, comentam o secretário da SDCETI Rodrigo Barros e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Danton Coelho.
Diretor na secretaria de Saúde, Dr. Sérgio Iglesias avalia que adaptadas à realidade da cidade, as propostas podem colaborar com a modernização da gestão e sobretudo melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
Vencedores
Escolhidos por uma comissão formada por especialistas em Saúde e Tecnologia, os projetos ‘Meu Médico Online’, CadêRemédio’ e ‘Movimento Positivo’ se classificaram respectivamente na primeira, segunda e terceira colocação.
Os integrantes de cada equipe foram premiados com bolsas de estudos em cursos de tecnologia em uma universidade, além de ciclo de mentorias para desenvolverem um negócio a partir dos projetos .
O projeto ‘Meu Médico Online’, pretende auxiliar a população a ter acesso a orientação médica preventiva por meio de um chatbot (programa de computador), colaborando para a diminuição da procura pelos equipamentos públicos de saúde.
‘CadêRemédio’ tem o objetivo de melhorar a distribuição de remédios oferecidos na rede pública. Por meio de um aplicativo, o cidadão poderia consultar em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) o medicamento pode ser encontrado.
Com o propósito de modernizar o transporte ambulatorial, o ‘Movimento Positivo’ quer oferecer à população o agendamento online do serviço.