Mundo das Palavras

Vencedores e vencidos 2010


O tradicional ranking de Alta Roda, com os modelos mais vendidos no ano passado, aponta que algumas previsões dos fabricantes e do mercado, de fato, não se confirmaram. Havia a expectativa sobre o novo Uno, lançado em maio e muito bem aceito, no rumo de, finalmente, abalar a liderança do Gol. O hatch compacto da Volkswagen se defendeu, apesar do trauma dos recalls. Manteve a posição pelo vigésimo quarto ano consecutivo, igualando o feito histórico do Fusca e seus 24 anos como o preferido dos brasileiros.


 


A briga pela primeira posição foi acompanhada de perto. Em dezembro último, a diferença caiu para apenas 1.162 unidades. Em 2011, além de um ano completo de vendas, a Fiat ainda terá a versão de duas portas, mais barata. No entanto, vale ressaltar que o veteraníssimo Mille ainda representou 45% das vendas da linha Uno, enquanto o Gol da geração anterior não passa de 4%. No embate direto Novo Uno x Novo Gol parece bastante difícil surgir um líder diferente do atual.


 


Considerando as 16 segmentações, em apenas duas houve um novo vencedor: o BMW Série 5/6, entre os modelos grandes, e o Camaro, entre os carros esporte, sujeitos à oferta bem variada.


 


O critério da coluna segue sendo exclusivamente técnico, baseado em dimensões (entre-eixos e largura), sem incluir preço. No caso dos utilitários esporte, os concorrentes são tantos que dificulta sobremaneira a segmentação.


 


Seguindo essa orientação, os percentuais abaixo foram compilados por Paulo Garbossa, da ADK. Contemplam só os principais modelos.


 Compactos: Gol/Voyage, 18%; Palio/Siena, 12%; Uno/Mille, 11%; Celta/Prisma, 10%; Corsa hatch/sedã/Classic, 8%; Fox, 7%; Fiesta hatch/sedã, 6%; Logan/Sandero, 5%; Ka, 4%; Agile, 3,3%; 207 hatch/sedã, 3%; Punto/Linea, 2%; C3, 1,9%; Clio/Symbol, 1,8%; City, 1,7%; Polo hatch/sedã, 1,4%. Gol/Voyage, líderes sólidos.


Médios-compactos: Corolla, 17%; i30, 11%; Focus hatch/sedã, 10,7%; Astra hatch/sedã, 10,6%; Civic, 9,8%; Vectra hatch/sedã, 9,7%; C4 hatch/sedã, 8%; Golf/Bora/Jetta, 7%; Cerato, 4,5%; 307 hatch/sedã, 4%. Corolla firme, boa reação do Focus.


Médios-grandes: Fusion, 33%; Azera, 22%; Mercedes C/CLC, 14%; BMW 3, 10%. Fusion sossegado.


Grandes: BMW 5/6, 38%; Classe E/CLS, 34%; Chrysler 300, 9%. Novo Série 5 emplacou mesmo.


Topo: Panamera, 65%; BMW 7, 16%; Mercedes S/CL, 10%. Panamera inabalável.


Stations pequenas: Palio, 51%; SpaceFox, 29%; Parati, 11%. Weekend perdeu um pouco, mas manteve.


Stations médias: Mégane, 55%; Jetta, 22%; i30 SW, 11%. Grand Tour consolidada.


Monovolumes pequenos: Fit, 35%; Idea, 22%; Meriva, 21%. Fit tranquilo.


Monovolumes médios: Picasso Xsara/C4, 46%; Zafira, 38%; Scénic, 6%. Líder com folga.


Picapes pequenas: Strada, 51%; Saveiro, 27%; Montana, 16%. Strada se garante.


Picapes médias: S10, 34%; Hilux, 27%; L200/Triton, 16%. Liderança estável.


Utilitários esporte pequenos: EcoSport, 31%; Tucson, 20%; CR-V, 13%. Sem ameaças ao EcoSport.


Utilitários esporte médios: Captiva, 28%; Santa Fe, 16,7%; Hilux 16,6%. Hilux superada por 9 unidades.


Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 32%; Veracruz, 26%; Discovery, 11%. Pajeros sem sustos .


Esporte: Camaro, 24%; BMW Z4, 17%; Mercedes SLK, 13%. Camaro virou o jogo.


 


RODA VIVA


 


TOTALIZAM dez os novos modelos com que a GM renovará toda a sua linha em oferta no Brasil até 2012. A fábrica admitiu que quatro serão apresentados ao longo de 2011. Além do novo Omega (único importado), os outros três devem ser os médios-compactos Cruze, sedã e hatch, e a nova S10. As vendas da picape média, no entanto, só iniciariam em 2012.


NEGOCIAÇÃO para a Fiat instalar a fábrica em Pernambuco, em 2014, foi mantida sob grande sigilo durante mais de um ano. Indicação disso: a marca italiana comprou a empresa argentina de chicotes elétricos TCA, já presente na região, há um ano. Era o primeiro passo para “herdar” os incentivos fiscais, como a Ford tinha feito antes, ao adquirir a cearense Troller.


 


EXPECTATIVA da Chrysler é grande para a nova Grand Cherokee. Trata-se do último projeto ainda sob a batuta da Daimler, que cedeu a arquitetura do Mercedes-Benz ML. Sem abandonar os símbolos Jeep, o utilitário esporte ganhou muito em dirigibilidade, prazer ao volante e acabamento superior, abandonando os plásticos duros e arremates ruins da versão anterior.


 


MOTOR V-6, a gasolina, da Grand Cherokee, além de todo novo, evoluiu bastante. É um 3,6-litros, de 286 cv, que se destaca pela suavidade e consumo médio razoável de 8,8 km/l (dado de fábrica). Desempenho ficou claramente abaixo do V-8 anterior, de 4,7 litros. Ainda assim, 12 opções de gerenciamento de tração 4×2 e 4×4 permitem adequação a qualquer tipo de piso.


 


DIMINUIR a opção de motores de maior cilindrada não aliviará a pressão sobre os SUVs na Europa. Já existem restrições impostas em Londres e Berlim. Agora, Paris e outras cidades francesas estudam como criar embaraços para quem quiser circular com veículos pesados e de alto consumo de combustível.


 


 


Fernando Calmon é engenheiro e jornalista especializado desde 1967


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www.twitter.com/fernandocalmon 

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