As vendas de automóveis na China subiram 9,9% em 2014, informou nesta segunda-feira a associação de montadoras do país, a CAAM (China Association of Automobile Manufacturers). O resultado foi considerado significativo pelo mercado, mas representa uma desaceleração em relação ao desempenho de 2013, quando houve um aumento de 16% ante o ano anterior.
Os dados referem-se somente aos chamados carros de passeio, que incluem sedãs, utilitários esportivos e minivans. No total, foram 19,7 milhões de unidades vendidas em 2014.
Em dezembro, as montadoras venderam para as concessionários um recorde de 2,06 milhões de automóveis, uma alta de 16% ante igual mês de 2013. Segundo analistas, se as vendas para o consumidor final têm desacelerado, isto significa que os estoques têm aumentado nas concessionárias. A desaceleração na venda final e a elevação dos estoques reforçam o cenário de incerteza que ronda o país do maior mercado de automóveis do mundo.
Nas projeções da associação de montadoras, a demanda por novos carros deve continuar em queda. A expectativa é de que as vendas subam 8% em 2015, para 21,25 milhões de veículos de passeio. Levando em consideração todos os tipos de veículos, o aumento deverá ser de 7%, para 25,13 milhões de unidades, prevê a CAAM. De acordo com analistas do setor, a diminuição da demanda é resultado de uma combinação entre a desaceleração da economia como um todo e um maior número de restrições a carros nas cidades, em função de problemas climáticos e de mobilidade. Fonte: Dow Jones Newswires.