Comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma das mais importantes datas para o comércio varejista juntamente com o Natal, Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados.
A possibilidade de atrair clientes aumenta significativamente em datas festivas, que são fundamentais para os lojistas aumentarem o faturamento dos negócios.
Para vender mais e melhor no Dia dos Pais, é importante tomar algumas precauções. Investir no aperfeiçoamento do pessoal de atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos, além de verificar se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões de crédito e débito, bem como linhas telefônicas, são medidas prudentes.
Considere que, se o cliente que escolheu seu estabelecimento, ele também procura por uma experiência de compra agradável. Portanto, cuide para que barreiras físicas não atrapalhem a visualização dos produtos e a circulação, inclusive dos cadeirantes.
Além da organização da loja e da importância do bom atendimento, prepare a fachada com alusões à data, confeccione a vitrine e explore a composição de cores, afinal trata-se de uma ocasião de apelo comercial forte. Também ofereça diferentes kits para cada tipo de pai: são iniciativas valiosas para quem pretende vender mais e melhor. Aproveite essas orientações inclusive para preparar seu ambiente virtual.
Evite estocar itens demais e aproveite descontos de fornecedores. Cuidado também para não comprar pouco e, com isso, perder oportunidades de venda. Pense em mix de produtos e serviços, faça promoções, crie motivos e ofereça sugestões por faixa de preços.
Lembre-se que em datas como esta, normalmente quem compra não é quem usa. Diante disso, é muito importante ter argumentos de vendas diferentes para fornecer explicações detalhadas quanto à forma de uso dos produtos comercializados pela loja. E pense em uma estratégia sobre o dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para vender mais e cadastrar novos clientes.
Tenha em mente que um bom relacionamento mantém o cliente, faz com que ele compre mais e ainda recomende sua loja para outras pessoas.
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Ivan Hussni é diretor técnico do Sebrae-SP