As vendas contratadas líquidas da Gafisa totalizaram R$ 532,131 milhões no segundo trimestre de 2015, aumento de 22,9% na comparação anual e de 25,7% ante os três primeiros meses do ano. No período de abril e junho, as vendas de lançamentos representaram 32,8% do total, enquanto vendas de estoque foram responsáveis pelos 67,2% restantes.
A velocidade de vendas (vendas sobre oferta – VSO) também avançou e atingiu 15,9% no segundo trimestre, superior aos 12,6% do intervalo igual de 2014 e aos 12,8% dos três primeiros meses do ano.
O segmento Gafisa respondeu por 45,5% das vendas líquidas totais no período, ao atingir R$ 242,185 milhões. Esse volume de vendas marcou uma leve queda de 3,6% na comparação anual, mas apontou para uma expansão de 34,7% ante os três primeiros meses do ano. No trimestre, a VSO do segmento Gafisa foi de 10,5%, o que representou ganhos frente os 9,8% do segundo trimestre de 2014 e os 8,0% de janeiro a março de 2015.
A companhia afirmou que continua a concentrar seus esforços na venda das unidades remanescentes. Como resultado, aproximadamente 32,1% das vendas líquidas de Gafisa no trimestre foram referentes a projetos lançados até o final do ano de 2012, permitindo assim uma evolução no perfil do estoque do segmento.
Tenda
Já na Tenda, as vendas líquidas chegaram a R$ 289,946 milhões, que marcaram altas de 59,6% na comparação anual e de 19,1% na base trimestral. A velocidade de vendas no segundo trimestre alcançou 28,2%, superior aos 20,8% do mesmo período de 2014 e aos 23,3% dos primeiros três meses do ano.
No semestre, as vendas contratadas líquidas de Gafisa, incluindo ambos os segmentos, atingiram R$ 955,475 milhões, expansão de 42,1% ante o mesmo período do ano anterior. Nesse caso, o segmento Gafisa respondeu por 44,2% das vendas, enquanto a Tenda teve os 55,8% restantes.
VGV
A Gafisa lançou oito projetos ou novas fases no segundo trimestre de 2015, totalizando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 481,951 milhões. O resultado representou alta de 16,5% frente a igual período do ano passado e marcou uma elevação de 53,7% na comparação com os três primeiros meses do ano.
Os lançamentos do segmento Gafisa foram responsáveis por 52,4% do total no segundo trimestre e se concentraram na cidade de São Paulo. Ao atingir R$ 252,585 milhões, o VGV de novos projetos de Gafisa recuou 19,7% frente ao mesmo intervalo do ano passado, mas avançou 235,8% na relação trimestral.
A Tenda, por sua vez, contou com seis projetos ou fases lançadas no trimestre, que se espalharam pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. O VGV lançado da Tenda, que respondeu por 47,6% do total, atingiu R$ 229,366 milhões entre abril e junho, um volume 131,7% maior que o do segundo trimestre do ano passado e apenas 3,8% menor que o dos três primeiros meses do ano.
No semestre, o volume consolidado de lançamentos atingiu R$ 795,532 milhões, uma queda de 16,2% na relação anual. Nesse período, o segmento Gafisa foi responsável por 41,2% do total, enquanto a Tenda respondeu por uma fatia de 58,8%.