As vendas do comércio da cidade de São Paulo recuaram 13,9% no primeiro bimestre de 2016 ante o mesmo período do ano passado. As vendas a prazo tiveram retração de 11,2% e as comercializações à vista caíram 16,6%. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Somente em fevereiro, a queda média no movimento de vendas em São Paulo foi de 8,65% – diminuição de 3,6% nas vendas a prazo e retração de 13,7% nas vendas à vista – em comparação com o mesmo mês de 2015, ainda que este tenha tido um dia útil a mais. “A recessão está muito forte. Uma possível recuperação depende diretamente da melhora do cenário político e econômico”, afirmou o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facsp), Alencar Burti, em nota.
Para ele, não é possível afirmar que há uma tendência de melhora para os meses seguintes. “O carnaval aconteceu muito cedo neste ano e, com isso, deslocará outras datas como Semana Santa e Corpus Christi para meses diferentes que os de 2015, de maneira que haverá muita volatilidade nos dados do comércio varejista até o fim do primeiro semestre”, explicou Burti.