O Brasil assegurou a sua segunda medalha no Mundial de Tae Kwon Do, que está sendo realizado em Chelyabinski, na Rússia. Nesta sexta-feira, Venilton Teixeira se classificou para as semifinais da categoria até 54kg, o que lhe garante ao menos o bronze, pois não existe a disputa do terceiro lugar na competição.
Para se garantir nas semifinais do Mundial de Tae Kwon Do, Venilton Teixeira disputou quatro lutas nesta sexta-feira e venceu todas. Agora neste sábado, o brasileiro tentará se classificar para a final em combate contra o russo Stanislav Denisov.
Mas mesmo que Venilton Teixeira seja derrotado, igualará o desempenho de Iris Sing, que, na categoria até 46kg, ficou com o bronze após ser derrotada nas semifinais pela tailandesa Panipak Wongpattanakit, na última quarta-feira.
O brasileiro estreou diante de Aadil Al Wahaibi, do Omã, e triunfou por 9 a 4. Depois, Venilton derrotou Max Cater, da Grã-Bretanha, por 22 a 9, se garantindo nas oitavas de final. Em seguida, ele bateu o usbeque Sarvarbek Sheraliev por 11 a 7. Nas quartas de final, em luta que já valia medalha, o triunfo foi diante do irlandês Jack Woolley, por 21 a 7.
Além do ótimo desempenho de Venilton Teixeira, o Brasil teve duas representantes no quarto dia do Mundial de Tae Kwon Do, mas ambas acabaram sendo eliminadas na primeira luta. Alessandra Trevisan (até 53kg) perdeu na estreia para a cubana Yamicel Nunez por 8 a 0. Já Hellorayne Paiva (mais de 73kg) foi batida por 9 a 5 pela chinesa Donghua Li.
Além de Venilton, outros três brasileiros vão competir neste sábado no Mundial de Tae Kwon Do. Raphaella Galacho (até 73kg) estreará contra a sul-coreana Hye-ri Oh.
John Lee Silva (até 87kg) enfrentará o grego Apostolos Telikostoglou na sua primeira luta. Já Guilherme Felix (mais de 87kg) vai encarar Diabate Toumani, do Mali.