O vereador e candidato a deputado estadual pelo PDT, Leandro Dourado, não votou a favor da revogação da taxa do lixo em Guarulhos na Câmara Municipal na última segunda-feira. Em sessão extraordinária, 32 parlamentares aprovaram o Projeto de Lei do prefeito Guti (PSD) que determinou o fim da Taxa de Resíduos Ambientais, implantada em Guarulhos em maio passado por determinação de lei federal. O Marco Regulatório do Saneamento Básico tinha obrigado os municípios a criarem o tributo para custear todos os serviços de coleta e destinação do lixo das cidades.
Mesmo sendo obrigado a criar a taxa, Guti, em conjunto com os vereadores da base aliada do Governo, determinou ao secretariado que encontrasse uma forma de acabar com a cobrança. Desta forma, já em julho encaminhou o PL para a Câmara. Após a aprovação na última segunda-feira, o prefeito sancionou a lei que foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira.
Leandro Dourado, que está em campanha eleitoral, diferente do que costuma discursar na tribuna da Câmara com ataques pessoais ao prefeito, deixou de votar pelo fim da taxa ao não comparecer na sessão que determinou a revogação. Em setembro do ano passado, inclusive, ele votou pela aprovação da criação da taxa de resíduos sólidos.
Em sua justificativa para não comparecer à sessão, Dourado – que está em campanha eleitoral – alegou que estava tratando de assuntos partidários, o mesmo argumento utilizado para se ausentar da sessão desta quarta-feira.