Reconhecendo a importância de Guarulhos integrar o quadro das 14 maiores cidades brasileiras a receber o projeto Limpa Brasil, por meio do qual serão organizadas ações para a limpeza de ruas e executados programas de educação ambiental com apoio de mutirões, o vereador Eduardo Kamei (PSDB) foi enfático ao afirmar que são necessárias ações permanentes para resultados concretos.
"A iniciativa é excelente, no entanto somente teremos reflexos positivos se as ações forem executadas no dia-a-dia. Temos de criar ações em várias vertentes para tentar mudar off comportamento de uma sociedade acostumada a descartar o lixo de qualquer forma. Esse é um problema cultural e mudar esse comportamento é algo muito complexo, que não se resolverá em dois dias de atividades", afirmou Kamei.
O parlamentar responsabiliza o Executivo pela falta de projetos que incentivem a população a c uidar do meio ambiente e cobra medidas urgentes, lembrando que o atual prefeito, Sebastião Almeida (PT), foi eleito sob a bandeira ambiental. Em 2010, o vereador recebeu veto do Executivo ao projeto, de sua autoria, intitulado "Lixo no lixo e a cidade no capricho", que previa ações de conscientização ambiental junto à sociedade. O veto foi aposto à matéria sob a justificativa de falta de verba para sua implementação.
"É fundamental que o Executivo crie um calendário permanente de ações, porque a prevenção é muito mais barata que a solução. A cidade acaba pagando, especialmente em tempos de chuva, por essa falta de política ambiental", finalizou Kamei.