Cidades

Vereador de Guarulhos aparece entre acusados de invadir Hospital Geral no Cecap

Secretaria de Estado da Saúde disse que “lamenta a postura dos parlamentares que invadiram o Hospital Geral de Guarulhos, colocando em risco pacientes e profissionais de saúde

Pacientes internados no Hospital Geral de Guarulhos, localizado no Cecap, por Covid-19, foram expostos a riscos após um grupo de parlamentares, que incluiu o vereador Lucas Sanches (PP), invadir a ala, sob a alegação de uma fiscalização de surpresa, sem respeitar as regras de isolamento e higienização. O fato ocorreu na sexta-feira e chamou a atenção pela postura.  

O grupo era formado pelos deputados estaduais Arthur do Val (Patriota), conhecido como Mamãe Falei, e Ricardo Mellão (Novo), além do deputado federal Kim Kataguiri (Democratas) e o vereador guarulhense. Munidos de celulares e câmeras, junto com assessores chegaram ao hospital por volta das 15h50. Sem tentar qualquer diálogo com os responsáveis, não aguardaram pelo acompanhamento médico e seguro, pularam catracas e saíram gravando as dependências do hospital, inclusive profissionais e pacientes.  

Naquele horário, o Hospital de Guarulhos tinha 60 pacientes internados com quadros graves da Covid-19, sendo 27 em leitos de enfermaria e 33 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Em suas redes sociais, o deputado Arthur do Val disse que foi fazer uma fiscalização na unidade de saúde porque enviou emendas para o hospital e precisava verificar se o trabalho estava sendo de forma correta.  

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que “lamenta a postura dos parlamentares que invadiram o Hospital Geral de Guarulhos, colocando em risco pacientes e profissionais de saúde ao promover aglomeração e circular por áreas restritas para atendimento à população, em especial casos graves da Covid-19. A postura destoa do que é esperado de autoridades públicas, que deveriam ser exemplo e zelar pela segurança de todos.” 

A pasta afirma ainda que todos os serviços estaduais de saúde seguem protocolos sanitários e de prevenção contra o novo coronavírus, que devem ser respeitados por qualquer pessoa. “Além disso, estão permanentemente à disposição das autoridades, prezando sempre pelo bom senso e diálogo”, diz a nota. 

Não foi a primeira vez que o vereador de Guarulhos invadiu um hospital. Em março, ele foi ao Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, filmando pacientes, profissionais e dependências, sem respeitar as regras de isolamento, expondo em suas redes sociais o drama vivido pela população que sofre com a pandemia de coronavírus. A publicação pode ser vista em sua rede social. Desta vez, diante da repercussão negativa na grande mídia, Sanches não publicou o vídeo, que aparece gravando nas imagens divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde.  

Mudou a versão

Posteriormente à divulgação, a Comunicação da gestão do governador João Dória veio a público para dizer que tudo não passou de um mal entendido. Em nova nota, a Secretaria informou que “não houve tentativa de invasão a UTI”. Mas destacou que neste momento de pandemia “não é recomendável a visita dos parlamentares ao hospital”.

O deputado Arthur do Val, em suas redes sociais, afirmou que a comitiva foi bem recebida e que, ao final, fez uma salva de palmas em homenagem ao bom trabalho dos profissionais de saúde desempenhado no local.

Kim Kataguiri lamentou a acusação feita pela Secretaria de Saúde. “É bizarro que, no meio da pandemia, a pasta dedique seu tempo para espalhar mentiras na internet”.

Posso ajudar?