Na sessão desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Guarulhos, o vereador Leandro Dourado (PDT) expressou seu desejo de revogar a proibição dos rodeios na cidade, em vigor desde 2003.
Dourado anunciou sua intenção estando convicto de que os munícipes guarulhenses estarão ao seu lado. “Vou pedir a revogação para que a cidade de Guarulhos possa ter rodeio, sim. É uma briga que eu tenho total coragem de entrar e eu tenho certeza que a população estará com a gente”, afirmou o vereador.
A medida proposta, entretanto, levanta questões sobre o bem-estar animal e a ética envolvida na prática dos rodeios, visto que essas atividades são frequentemente criticadas por ativistas dos direitos dos animais, que alegam que os bichos envolvidos sofrem maus-tratos e tormento.
De acordo com a conclusão de dezoito laudos oficiais solicitados pelo Ministério Público e pelo Judiciário, dentre os quais se destacam os proferidos pelo Ibama, pelo Instituto de Criminalística do Rio de Janeiro e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, “os corcoveios dos animais exibidos em rodeios resultam da dor e tormento infligidos a eles, não apenas pelas esporas que castigam o pescoço e baixo ventre, mas também pelo ‘sedém’, um artefato amarrado e retesado ao redor do corpo do animal, na região da virilha, que é tracionado ao máximo quando o animal é solto na arena”.
Contudo, a discussão sobre a reintrodução dos rodeios em Guarulhos, levantada por Leandro Dourado, tem gerado um debate fervoroso na comunidade. Dessa forma, o GWeb realizou uma pesquisa em seu Instagram oficial para saber a opinião da população sobre o assunto. Os resultados dessa pesquisa serão fundamentais para compreender a perspectiva dos moradores de Guarulhos em relação à proposta do vereador. Para participar, basta assistir aos stories do perfil oficial do @gwebnoticias.