Candidato a deputado federal em 5 de outubro, o vereador Elmer Japonês (PSC) confirmou a existência de materiais de sua campanha espalhados pelos mais diversos locais da cidade. No entanto, o parlamentar afirmou que eles serão recolhidos. Ele obteve aproximadamente 12 mil votos e não conseguiu se eleger.
Entretanto, o representante do Partido Social Cristão revelou que integrantes de sua equipe realizaram o recolhimento dos materiais publicitários de sua campanha em vias públicas no período de 06 de outubro de 2014 a 05 de novembro de 2014, conforme obriga a Justiça Eleitoral. Mas, que alguns moradores, sem revelar os bairros em que residem, solicitaram a manutenção dos itens em suas residências.
"Estive fazendo o levantamento sobre o que aconteceu pela não remoção das placas. Acontece que algumas pessoas, por gostarem da gente, pediram para o meu pessoal deixar as placas em suas casas, e por isso alguns materiais acabaram ficando em exposição até este momento. Mesmo dessa forma vou pedir para retirar esses materiais", justificou o vereador Elmer Japonês sobre os materiais de propagando política encontrados pela cidade.
O parlamentar ressaltou que pretende explicar e orientar seus eleitores sobre os motivos pelos quais está realizando a retirada dos itens publicitários. "Eles pediram pra deixar e fui informado que o motivo seria o deles gostarem de mim e pediram para deixar, mas vou tirar todas. Vou comunicar aos moradores que não pode deixar", encerrou.
Em caso de desobediência desta determinação, o candidato pode ser punido com multa de até R$ 8 mil. Mas ele ressalta também a ineficiência do processo de fiscalização da Justiça Eleitoral para combater esta prática ilegal. Segundo ele, o Poder Judiciário não possui contingente suficiente para realizar esta operação.