Sem o número mínimo de vereadores para votarem os itens da Ordem do Dia, a Sessão Ordinária da Câmara de Guarulhos desta terça-feira (3) se caracterizou por discussões concentradas durante o Grande Expediente. Nesta parte dos trabalhos, 80 itens da pauta foram deliberados, com destaque para o Requerimento 636/2015, do vereador Romildo Santos (PSDB). O dispositivo solicita a constituição de uma Comissão Especial de Estudos no Legislativo para apurar a conduta e a postura dos médicos plantonistas da UPA Paraíso.
O item em questão teve parecer favorável dos vereadores. O próprio Romildo Santos, como proponente, irá presidir a comissão. Segundo o vereador, a ideia surgiu após denúncias, com veiculação de filmagem nas redes sociais, de médicos dormindo enquanto pessoas aguardavam pacientes no pronto-socorro da UPA: “Nossa intenção é ajudar a Secretaria de Saúde a melhorar o atendimento à população”, justificou.
Desperdício de água
Entre os itens deliberados, todos com parecer favorável, 20 deles se referiam a projetos de Lei, todos de autoria de Samuel Vasconcelos (PT), caso do PL 250/2015, que dispõe sobre aplicação de multa pecuniária para desperdício de água em Guarulhos, e o 251/2015, que institui na cidade o vale táxi gestante.
Não houve vereadores inscritos no Pequeno Expediente, no entanto, os parlamentares usaram outros momentos durante a reunião para seus discursos. Tico Emerson (PTdoB), Paulo Sergio Rodrigues Alves (PR), Novinho Brasil (PTN) e Romildo Santos, por exemplo, fizeram críticas ao serviço prestado pelo Instituto Médico Legal de Guarulhos, reclamando da demora de liberação de corpos e falta de médicos legistas após as 18 horas.
Dr. Alexandre Dentista (PSDC), por sua vez, alertou a população para adotar medidas que afastem o mosquito transmissor da dengue de suas residências. Heleno Metalúrgico (PDT) leu moção em que fez críticas às medidas do Governo Federal relativas aos direitos trabalhistas. O petista Samuel Vasconcelos elogiou o Governo do Estado pela instalação de um setor de oncologia no Hospital Geral de Guarulhos, mas prometeu cobrar a construção de um setor de queimados no local.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre desta vez contou com a participação de três munícipes. José Roberto Brisighello, integrante do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, agradeceu o secretário de Segurança Pública João Darcio e o vereador Dr. Alexandre Dentista pelo retorno de um posto da Guarda Civil Municipal na Clínica Paraíso, e cobrou dos vereadores apoio na execução no bairro Taboão da reforma da EPG São Domingos, da instalação de uma escola profissionalizante, e de maior segurança na UBS Taboão, entre outras reivindicações.
Também falou na tribuna o munícipe Wagner Ribeiro Gomes, que pediu apoio dos vereadores para a regulamentação, por meio de um projeto de Lei em tramitação, de um sindicato para os entregadores de supermercados e estabelecimentos semelhantes em Guarulhos. Naide Miranda Santos, moradora do Jardim Santa Maria, nos Pimentas, por sua vez, elogiou a construção de uma creche no lugar de um terreno abandonado e reclamou do alto valor de IPTU que ela e vizinhos têm recebido.
Antes do encerramento da Sessão, o petista Samuel Vasconcelos lembro que nesta quarta-feira (4), a partir das 15 horas, no plenário da Câmara, o secretário municipal de Trânsito e Transporte Atílio Pereira exporá em audiência pública o projeto de mobilidade urbana para o Município.