A novidade na volta aos trabalhos na Câmara Municipal nesta terça-feira foi o anúncio da criação do "Centrão", grupo com seis integrantes que irá trabalhar de forma independente na Casa. O movimento é composto pelos vereadores José Mário (PTN), Helena Sena (PSC), Vitor da Farmácia (PSDC), Eduardo Carneiro (PSL), Indio de Cumbica (DEM) e Novinho Brasil (PTN), com propósito de recuperar o respeito no Legislativo.
O objetivo do "Centrão", que reúne cinco vereadores em sua primeira legislatura (apenas Helena Senna já era vereadora antes de 2008), é o de resgatar a desgastada imagem da atual legislatura. O movimento começou a ser articulado durante o mês de maio, mas com o surgimento dos escândalos, ao longo do mês de julho, a união dos parlamentares foi concretizada. "O resgate da imagem do Legislativo será o nosso objetivo. Para isso iremos trabalhar de forma independente para benefício da cidade", disse o vereador José Mario, um dos articuladores.
Além de recuperar o prestígio da Casa, a vereadora Helena Sena, líder do "Centrão", aposta no voto em conjunto do grupo. "Sou apenas a representante, mas a decisão sobre qualquer assunto será única. Iremos votar no que for melhor para Guarulhos" disse Helena Sena.
Para o parlamentar Novinho Brasil, a cautela para análise dos projetos é um dos pontos fortes deste movimento. "Os projetos serão analisados com muita cautela e sem pressão", analisa Novinho. Já Vitor da Farmácia aposta na força de uma terceira opinião na Casa. "Nem sempre o interesse da oposição e do Executivo favorece a população", acredita Vitor.
Apesar de formarem um grupo de centro, o bloco não será formalizado para que os vereadores não percam o espaço que têm como líderes de seus partidos. "Esse é um casamento onde as partes vão se respeitar, mas sem papel passado", explicou José Mário.