Na contramão das ações que a maioria dos países do mundo vêm adotando para combater a proliferação do coronavírus, 10 vereadores de Guarulhos votaram contrariamente a um projeto de lei, de autoria do Executivo, que remaneja verbas – que estão em 12 fundos municipais – para a saúde no município. Mesmo assim, com a aprovação de 22 parlamentares, o PL agora segue para a sanção do prefeito Guti. A sessão, realizada por videoconferência nesta quinta-feira, 16/04, se estendeu até a madrugada desta sexta, 17, com 11 horas de duração, e teve ainda duas abstenções.
Com a decisão da maioria dos vereadores, a Prefeitura fica autorizada a utilizar recursos dos fundos municipais para ações voltadas ao combate do coronavírus. Na prática, permite que a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo todos os princípios de responsabilidade administrativa, já que os atos são fiscalizados pelos próprios vereadores e pelo Tribunal de Contas do Estado, possa canalizar os recursos para viabilizar um maior controle da doença e evitar mais mortes na cidade.
A Câmara aprovou o PL e a Emenda Aditiva nº 9, que cria uma comissão tripartite, com representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil, para acompanhar a aplicação dos recursos, com a finalidade de dar mais transparência às ações do governo. A emenda recebeu 21 votos favoráveis, quatro contrários e três abstenções. Essa comissão será composta por vereadores das comissões técnicas de Constituição e Justiça, Saúde e Finanças. A emenda foi apresentada pelos vereadores Lamé (MDB), Marcelo Seminaldo (PT) e Eduardo Carneiro (Cidadania).
Nesta quinta, segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica, Guarulhos já contabiliza 28 mortes em decorrência do Covid-19.
Vereadores que votaram contra o projeto
Janete Pietá (PT)
Genilda Bernardes (PT)
Zé Luiz (PT)
Marcelo Seminaldo (PT)
Rômulo Ornelas (PT)
Maurício Brinquinho (PT)
Edmilson Souza (PSOL)
Carol Ribeiro (PSDB)
Rafa Zampronio (PSDB)
Laércio Sandes (DEM)
Vereadores que votaram a favor
Jesus (Republicanos)
Eduardo Carneiro (Cidadania)
Eduardo Barreto (PROS)
Eduardo Soltur (PSD)
Romildo Santos (PSD)
Thiago Surfista (PSD)
Gilvan Passos (PSD)
Lauri Rocha (PSD)
Alexandre Dentista (PSD)
Acacio Portela (Patriotas)
Sérgio Magno (Patriotas)
João Dárcio (Podemos)
João Barbosa (Republicanos)
Betinho Acredite (PTB)
Sandra Gileno (Patriotas)
Pastor Anistaldo (PSC)
Wesley Casa Forte (PSB)
Toninho da Farmácia (PSD)
Luiz da Sede (PSD)
Serjão Inovação (PSD)
Ramos da Padaria (PSD)
Lameh (MDB)
Abstenções
Paulo Roberto Cechinato (PTB)
Moreira (PSL)