Política

Vereadores deliberam 123 itens na sessão de terça-feira

Oito itens foram votados na Ordem do Dia. O Grande Expediente teve 123 deliberações.

     Na sessão de quinta-feira (06), os parlamentares da Câmara de Guarulhos discutiram e votaram oito itens na Ordem do Dia. Manteve-se o veto parcial ao PL 3253/2012, de autoria do vereador Paulo Sérgio Rodrigues Alves (PR), que torna obrigatória a exibição de vídeos educativos antidrogas e antialcoólicos nas aberturas de shows e eventos culturais, e o veto total ao PL 4645/2012, do parlamentar Guti (PV), que cria o Livro de Reclamações dos Consumidores.

Três projetos foram aprovados em segunda votação: PL 117/2010, de Gileno (PSL), sobre a disposição de cardápios e tabelas com sistema braile em restaurantes e similares, PL 2470/2013, de Toninho da Farmácia (PRP), sobre alteração da Lei nº 6068/05, que trata do fornecimento de uniformes escolares propondo a inclusão de frase voltada à prevenção ao uso de drogas, e o PL 3031/2013, de Maurício Brinquinho (PT), que institui o Dia Municipal do Cobrador de Transporte Coletivo em 10 de abril.

Outros três projetos de Lei foram aprovados pelos parlamentares em primeira votação. São eles: o PL 1407/2013, de Eduardo Barreto (PCdoB), que dispõe sobre placas indicativas de sinalização de trânsito bilíngues em vias e principais acessos, o PL 684/2013, de Vitor da Farmácia (PSDB), sobre a afixação obrigatória nos locais e condições que estabelece, da lista de medicamentos disponíveis para a entrega na rede pública municipal de saúde, e o PL 1384/2013, de Ramos da Padaria (PP), que trata do uso do giz antialérgico nas escolas.

No Grande Expediente, os vereadores deliberaram os 123 itens que estavam na pauta. Desses, 80 eram requerimentos com pedidos de informações ao Executivo, que versam sobre diversos assuntos, como canalização de córregos, obras de pavimentação, construção de creches, entre outros. Também estavam na lista projetos de Lei e projetos de Decreto Legislativo de vários temas. Entre eles,  é possível citar, por exemplo, a criação do bilhete único para guardas civis metropolitanos, policiais civis e militares.

 

Desvios no Metrô

Assim como na última sessão, os vereadores petistas e do PSBD continuaram um debate sobre desvio de dinheiro do Metrô de São Paulo. Marcelo Seminaldo (PT) criticou o Governo do Estado e disse estar feliz que as denúncias serão apuradas. Em contrapartida, Geraldo Celestino (PSDB) lembrou do escândalo do mensalão durante o governo petista.

Romildo Santos (PSDB) levantou outros problemas de corrupção em Brasília durante o período de governo petista e Gilvan Passos (PSDB) apontou que nada foi provado ou julgado e afirmou considerar estranho que essas denúncias apareçam justamente com a aproximação das próximas eleições para governador.

Sobre o assunto, o vereador Prof. Samuel Vasconcelos (PT) disse que quem não age com seriedade deve ser punido e se mostrou contra a fala dos vereadores tucanos.

 

Assistência Social

Samuel Vasconcelos convidou os outros parlamentares para a Conferência Municipal de Assistência Social, que começa nesta quarta-feira (07). O parlamentar disse que fará uma palestra na conferência e que o evento é uma oportunidade para discutir e propor soluções para os problemas da cidade. 

 

Posso ajudar?