A Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara Municipal de Guarulhos, por meio dos vereadores Dr. Alexandre Dentista (PSDC), Prof. Rômulo (PT) e Toninho da Farmácia (PRP), foi ao Hospital Municipal de Urgências (HMU) para verificar como está sendo feito o atendimento, principalmente dos casos de emergência. A visita foi realizada nessa segunda-feira (10), no período da tarde.
No local, os parlamentares, que receberam diversas reclamações de munícipes, observaram a superlotação e demora no atendimento. Sobre a falta de médicos, o vice-diretor clínico, Valério Scatamburlo, explicou para os vereadores que há necessidade de aumentar o valor dos plantões dos médicos para competir com o mercado de trabalho. Segundo ele, a Prefeitura já enviou para a Câmara Municipal um projeto de Lei para reajustar esses valores. “Se não equiparar esse valor, não há pessoas dispostas para trabalhar no final de semana”, disse Valério.
Sobre a superlotação, o vice-diretor acredita que é causada porque os hospitais estaduais, como o Hospital Geral de Guarulhos (HGG) e o Hospital Padre Bento, atendem muito pouco a população. “A superlotação vai ser resolvida quando os hospitais estaduais abrirem as portas”, falou.
Para Toninho da Farmácia, a situação do hospital é crítica e é preciso tomar providências e ver o que o Executivo pode fazer, pois a população está sofrendo. Prof. Rômulo ressaltou que encontraram superlotação e falta de médicos e que o maior problema é os hospitais estaduais ficarem de portas fechadas.
Dr. Alexandre Dentista disse que, sobre a superlotação, irá marcar reuniões com os hospitais estaduais para discutir o assunto. De acordo com o parlamentar, a Comissão também vai cobrar da Secretaria de Saúde mais uma sala médica no HMU para tentar melhorar a situação.
—