Política

Vereadores ignoram diretrizes orçamentárias

Já foram realizadas 28 reuniões sobre o tema, com reduzida presença de parlamentares

O principal projeto da Câmara Municipal para este semestre é a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Apesar da importância, os vereadores não estão preocupados. Poucos participaram das audiências públicas realizadas nesta semana ou mesmo enviaram assessores para representá-los.

A LDO mostra as pretensões de investimentos a serem feitos por todos os órgãos da Prefeitura no próximo ano. De segunda-feira até ontem foram 28 audiências públicas, com secretários e coordenadores municipais, além dos presidentes das autarquias.

O HOJE acompanhou algumas e verificou a baixa participação. Na segunda-feira, na audiência da Secretaria para Assuntos da Segurança Pública, participaram 20 pessoas, sendo quatro vereadores: Lamé Smeili (PT do B), Auriel Brito (PT), Jonas Dias (PT) e José Mário (PTN), que chegou no final. Na quarta-feira, o interesse foi menor. Nas audiências da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Finanças – que divulgou a previsão do orçamento de 2012 de Guarulhos em R$ 2,9 bilhões -, e a Coordenadoria da Mulher, ouviram os representantes da Prefeitura o presidente da comissão da LDO, Smeili, e oito assessores.

Smeili não quis comentar o suposto desinteresse dos colegas.

Posso ajudar?