Política

Vereadores já admitem aprovação do projeto do Ficha Limpa

Ao todo 18 parlamentares se mostram favoráveis a aprovação do projeto de autoria do vereador Guti (PV)

Ao todo 18 parlamentares se mostram favoráveis a aprovação do projeto de autoria do vereador Guti (PV) que institui o Ficha Limpa para os cargos comissionados na Prefeitura, autarquias e no Legislativo. O texto foi arquivado no mês passado, após passar pela votação na Casa de Leis. No entanto, o autor da proposta o reapresentou dias depois com o apoio e a assinatura de 11 vereadores.

"É o momento do poder público dar um retorno para a sociedade e demonstrar que há honestidade e transparência em todas as esferas de governo", ressaltou Guti.

Durante a sessão do Legislativo de ontem, o Guarulhos HOJE questionou a posição dos vereadores, uma vez em que o projeto poderá ser votado ainda neste ano. "A intenção é boa e votarei favoravelmente por questão de princípios", afirmou Rômulo Ornellas (PT) – único vereador petista a manifestar-se a favor durante as votações anteriores.

A proposta foi redigida em 2010 baseada no modelo federal do Ficha Limpa para cargos públicos – medida que foi aprovada no mesmo ano, e impede políticos de disputarem eleições se tiverem condenações na Justiça por colegiado, como o Tribunal de Justiça por exemplo.

"Sou totalmente favorável e toda vez que ele aparecer na pauta votarei favoravelmente. Se a nível de Brasil aconteceu por que eu não vou concordar?", afirmou Índio de Cumbica (DEM).

Já para o vereador José Mário (PSDB) todos deveriam apoiar o projeto. "Sou totalmente favorável e, na minha opinião, quem tem medo do Ficha Limpa já é predisposto a fazer coisas erradas", afirmou José Mário (PSDB).

O projeto segue na pauta do Grande Expediente e poderá ser deliberado na sessão de amanhã. Se for aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Sebastião Almeida, poderá valer já para as próximas eleições.

Posso ajudar?