Política

Vereadores mantêm veto e aprovam projetos e substitutivo

Sessão foi marcada por críticas ao secretário de Esporte e denúncias no DTI
     Na Ordem do Dia da sessão Ordinária desta terça-feira (18), os parlamentares da Câmara de Guarulhos mantiveram o veto total do PL 1739/2013, do vereador João Barbosa (PRB), que trata da responsabilidade solidária das imobiliárias na conservação e na limpeza dos terrenos, com ou sem edificação, em que mantêm contrato com os respectivos proprietários.

O PL 562/2013, do Dr. Vitor da Farmácia (PROS), sobre a obrigatoriedade da identificação em braille dos banheiros destinados ao público em geral, foi aprovado em segunda votação e segue para a sanção do prefeito.

Em primeira votação foram aprovados: PL 2070/2013, do Dr. Alexandre Dentista (PSDC), que dispõe sobre a isenção tarifária nos transportes coletivos municipais para os pacientes em tratamento de hepatites virais crônicas, e o substitutivo ao PL 5/2013, de Gilvan Passos (PSDB), que dispensa do uso de ticket de estacionamento rotativo (zona azul) para os veículos estacionados cujos condutores estejam sendo atendidos ou estiverem acompanhando pacientes nos hospitais, prontos-socorros e unidades de saúde da cidade.

Secretário de Esporte

Os vereadores Luiz Matogrosso e Ramos da Padaria, ambos do PP, responderam às afirmações que o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Wagner Freitas, fez sobre os parlamentares em um jornal da cidade. O secretário disse que, se não fosse por ele, Luiz Matogrosso estaria dirigindo caminhão e Ramos da Padaria estaria fazendo pães no Pimentas.

Luiz Matogrosso afirmou que se precisasse voltar a ser motorista faria com orgulho. Registrou sua indignação sobre a fala do secretário e disse que Wagner Freitas não tem ideia da responsabilidade que é ser motorista de caminhão e da dificuldade que é ficar longos períodos de tempo longe da família.

Ramos da Padaria defendeu a região do Pimentas e ressaltou que não recebeu ajuda de Wagner Freitas. “Sou padeiro sim e é desse trabalho que eu sobrevivo até hoje”, falou o parlamentar. Ele também espera que o secretário Wagner Freitas suba à Tribuna para se desculpar.

Mossoró

O parlamentar Mossoró (PSDB) disse que foi chamado pelo promotor Zenon Lotufo para dar esclarecimentos sobre a denúncia de suposta corrupção do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira. O vereador disse que irá ao Ministério Público no dia 26 de março e que tem provas das denúncias que fez.

Denúncia DTI

O vereador Guti (PV) afirmou que recebeu denúncias anônimas de um funcionário da Prefeitura sobre o Departamento de Transportes Internos (DTI). De acordo com a denúncia, supostamente mais de 20 funcionários do órgão recebem adicional noturno sem trabalhar e esse valor seria repassado para cargos mais altos do DTI.

Alguns parlamentares manifestaram a necessidade de apurar o caso. Prof. Samuel (PT) destacou que a denúncia é grave e deve ser acompanhada pela Comissão de Trânsito e Transportes e da Comissão de Administração e Funcionalismo Público. Segundo ele, o diretor do DTI é uma pessoa muito responsável.

Estudantes

Um grupo de estudantes de direito da FIG Unimesp participou da sessão Ordinária para ver como funciona o trabalho dos vereadores. O aluno João Ribeiro da Silva fez um discurso na Tribuna em nome de todos os estudantes que estavam presentes. “Essa visita só engrandece nosso curso porque é aqui que nasce o pilar do nosso trabalho”, disse João.

Severino Xique-Xique

Paulo Sérgio Rodrigues Alves (PR) parabenizou Severino Monteiro de Aquino, conhecido como Severino Xique-Xique, por seu aniversário e falou um pouco de sua trajetória. Severino discursou na Tribuna sobre seu amor à cidade de Guarulhos e lembrou que já recebeu um Título de Cidadão Guarulhense.

Hospital da Criança

Heleno Metalúrgico (PDT) disse que recebeu reclamações sobre o Hospital da Criança. O parlamentar apontou alguns problemas estruturais e ressaltou que o hospital atende também outras cidades do Alto Tietê. Ele pediu que a Comissão Higiene e Saúde Pública apurasse o caso.

Suplentes

Os parlamentares Eduardo Barreto (PCdoB), Gileno (PSL) e João Dárcio (PTN), pediram licença e serão substituídos pelos suplentes Batoré, Miltão e Novinho Brasil, respectivamente.

 

Posso ajudar?