Dois vereadores afixaram faixas nos arredores da praça Gilberto Van Mill, a praça das Pedras, no Macedo, agradecendo a Prefeitura e parabenizando o prefeito Sebastião Almeida (PT) pela limpeza e conservação do local. No entanto, os dois não devem ter ido até a praça, que segue tomada por todo tipo de lixo em seus gramados, desde papeis e garrafas, além de móveis quebrados, até sobras de materiais usados em trabalhos espirituais deixados por ali.
Há muretas quebradas, alguns locais com mato sem aparar e até dois banheiros químicos que estão esquecidos na quadra há mais de 15 dias, quando ocorreu um evento de música. O cheiro nos arredores chega a ser insuportável, quando o sol está mais forte. Para piorar a situação, uma obra de ligação de água e esgoto numa rua lateral fez com que barro e poeira se espalhem pelas alamedas da praça.
Há uma semana, funcionários da Prefeitura estiveram na praça para promover um grande mutirão de limpeza, quando diversas árvores foram podadas e a grama aparada, numa atividade que deveria ser encarada pelo poder público como rotineira, já que é obrigação a conservação e limpeza dos logradouros municipais. Na manhã deste sábado, uma servidora da Proguaru fazia a varrição das calçadas do lado oposto da praça, sem recolher o lixo que fica espalhado por todo o local.
As faixas de agradecimento são de autoria do vereador Heleno Metalúrgico (PDT) e de Verinha Souza (PTdoB), a mesma que no final do ano passado promoveu um evento de natal na mesma praça e deixou muito lixo abandonado no local, conforme reportagem publicada no GuarulhosWeb na época.