Cidades

Vereadores pedem mudanças em cruzamento perigoso na Renato Maia

Alvo de críticas por parte dos motoristas que trafegam pelas vias do Jardim Paraventi e Parque Renato Maia, o cruzamento entre as avenidas Papa João XXII, Doutor Renato de Andrade Maia e a Praça Salvador Papotto, despertou a atenção dos vereadores Edmilson Americano (PHS) e Toninho Magalhães (PTC), que solicitaram a Prefeitura mudanças para diminuir os riscos e facilitar o trânsito no local.  
 
Por conta da sinalização precária, o tráfego no cruzamento fica prejudicado, principalmente nos horários de pico, período que registra intensa e crescente circulação de veículos, além de provocar congestionamento na avenida Papa João XXIII nos dois sentidos, e na rua Carlos Mesquita, no sentido Centro.
 
Em função desta deficiência, alguns motoristas utilizam a rua Elis Regina para fugir da confusão causada e acessar em condições favoráveis a avenida Doutor Renato de Andrade Maia. De acordo com testemunhas do comércio local, que optaram por não se identificar, já houve diversas discussões entre motoristas e acidentes provocados pela falta de sinalização adequada.
 
O fato também chamou a atenção dos parlamentares Edmilson Americano e Toninho Magalhães, que mantém suas bases eleitorais nos bairros da região. Diante da situação, tanto Americano quanto Magalhães apresentaram sugestões ao Governo Municipal para a realização de mudanças no local. 
 
O parlamentar do PTC acredita que a solução mais viável é a implantação de semáforo na confluência das vias, com o objetivo de prezar pela segurança de condutores e pedestres. Já o representante do PHS sugere algumas poucas obras viárias no local, abrindo uma passagem pela praça Salvador Papotto, ligando a avenida Renato de Andrade Maia diretamente à Avelino Alves Barbosa, o que desafogaria as vias dando novas opções aos motoristas que chegam ou saem do Paraventi. “Seria uma nova via de menos de 200 metros, preservando a praça, que resolveria aquele gargalo”, diz Americano. 
 
O GuarulhosWeb apurou que a Prefeitura não tem intenção de realizar as devidas mudanças neste ano, mas informa que as propostas se encontram sob avaliação técnica desde 2009. No entanto, ainda segundo fontes, a Prefeitura, sem previsão de data, espera fazer as alterações necessárias no próximo ano.
 

Posso ajudar?