Política

Vereadores querem reunião conjunta de diretorias dos hospitais públicos

Em visita ao Hospital Geral de Guarulhos, parlamentares concluem que a solução para os problemas da Saúde passa pela participação conjunta de todos os envolvidos.

 Os vereadores Dr. Alexandre Dentista (PSDC) e Toninho da Farmácia (PRP), integrantes da Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara de Guarulhos, estiveram nesta sexta-feira (21) no Hospital Geral de Guarulhos (HGG). O objetivo foi conferir de perto a reclamação de munícipes de que, devido à falta de vagas e ao excesso de pessoas buscando atendimento, os pacientes estavam sendo orientados a procurar outros hospitais. Em conversa com o diretor clínico da instituição, que é administrada pela Santa Casa de São Paulo em parceria com o Governo do Estado, os vereadores se convenceram de que a busca por outras casas de saúde é uma iniciativa das pessoas que não encontram vagas e que chegou a hora de os hospitais se unirem para melhorar a situação.

   Esta não é a primeira visita dos parlamentares aos hospitais públicos de Guarulhos. “Tem sido rotina ouvir críticas ao atendimento hospitalar, sobre a precariedade da saúde no Município”, comenta Dr. Alexandre Dentista. Na semana anterior, por exemplo, os vereadores conversaram com representantes do Hospital Municipal de Urgência sobre o mesmo assunto. “Dentro da estrutura que temos, procuramos fazer o melhor possível, mas reconhecemos a falta de condições de atender mais e é natural que, com a superlotação, a população procure outros hospitais”, explica o diretor clínico Nadin Badr Tammous Junior, negando que o HGG encaminhe pacientes para outros hospitais.

    Os problemas dos hospitais públicos em Guarulhos são compartilhados. Com ampliação dos prédios em ritmo lento e condições de trabalho nem sempre atraentes, faltam leitos, médicos, plantonistas. É cada vez mais urgente a construção de mais hospitais. “O atendimento até que é rápido quando ele acontece, mas a espera pela realização dos exames na sequência, a assinatura do laudo e a aquisição dos medicamentos acabam superlotando os hospitais”, salienta Dr. Alexandre Dentista.

    Na opinião do Toninho da Farmácia, a melhoria dos problemas na área de saúde em Guarulhos é possível, desde que haja boa vontade. “Os hospitais têm a obrigação de atender, alguma coisa precisa ser feita, não importa se a iniciativa parta da esfera estadual ou municipal, a população não pode mais ser penalizada”, disse o parlamentar. Dentro deste raciocínio, a Comissão de Higiene e Saúde Pública, do qual faz parte ainda o vereador Laércio Pereira (PT), deve marcar uma reunião com os responsáveis dos hospitais públicos de Guarulhos para discussão e solução dos problemas em conjunto.

 

Posso ajudar?