Política

Vereadores reconhecem baixa produtividade da Câmara neste ano

Escândalos como desvio de verba pública, exoneração de comissionados, denúncias realizadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a sequência de falta de quorum são fatores que contribuem para baixa produtividade neste ano na Câmara.

É o afirmam os parlamentares Eduardo Carneiro (PSL), Lameh Smeili (PTdoB) e Orlando das Graças e Silva (PR) – conhecido como Zuquila.

Para Zuquila, os vereadores precisam estar atentos aos seus compromissos e ter comprometimento. "Todos devem usar o bom senso, principalmente quando o assunto é sessão no plenário. Em algumas ocasiões os trabalhos na Casa têm iniciado após as 14h", comenta.

Segundo Eduardo Carneiro, a falta de agilidade para análise dos projetos e discussões partidárias prejudicam o trabalho na Câmara e contribuem para o baixo rendimento. "Perdemos muito tempo com discussões partidárias, em especial entre PT e PSDB, sobre assuntos nacionais e até internacionais". "Para que possa melhorar é preciso focar apenas nos assuntos que interessam ao município". complementa.

Mesmo com os problemas que atravessa a Casa, Carneiro acredita que houve algo produtivo. "A única coisa boa que aconteceu até o momento foi a formação do ‘Centrão, até porque nossas reinvidicações estão sendo atendidas pelo Executivo e ações estão sendo realizadas nos redutos de cada vereador", destaca.

Já Lameh entende que é preciso enfrentar os problemas e que os parlamentares cumpram com a real obrigação deles, já que foram eleitos pelo voto popular, para evitar constrangimentos. "Temos de encarar os problemas de cabeça erguida e que cada vereador assuma sua responsabilidade. A sua função é de lutar pelos ideais da população", esclarece.


Posso ajudar?