Os vereadores da Câmara Municipal de Guarulhos acabam de rejeitar o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para debater o contrato de R$ 9,5 milhões firmado pela Secretaria Municipal de Educação com a empresa Robotox, para a aquisição de um sistema que afasta pombos das escolas municipais de Guarulhos.
Foram 25 votos não, 4 a favor e duas abstenções.
O pedido foi assinado por vereadores da Oposição. Porém, diversos parlamentares ligados à Prefeitura, que têm ampla maioria da Câmara Municipal, argumentaram que “é desnecessário” abrir uma comissão para debater o tema, já que – na opinião deles – a contratação da empresa Robotx foi realizada dentro da normalidade. Também argumentaram que o secretário municipal de Educação, Moacir de Souza, deu as explicações sobre o contrato durante audiência pública nesta segunda-feira, além do tema poder ser tratado pela Comissão de Educação da Casa.
Além de rejeitar, alguns vereadores governistas subiram à Tribuna para ironizar a proposta da Oposição. O argumento é que não se faz necessário uma Comissão Especial para analisar um contrato. "Aprovar esta proposta seria jogar dinheiro do contribuinte fora", afirmou o vereador do PT, Marcelo Seminaldo. E completou; "O valor que a oposição considera alto é porque não entende. Custa caro para espantar pombos. Nennuma escola vai usar varinha para espantar pombos".
VOTARAM A FAVOR DA COMISSÃO
Laércio Sandes (PMN)
Geraldo Celestino (PSDB)
Gilvan Passos (PSDB)
Guti (PV)
VOTARAM CONTRA A COMISSÃO
Alexandre Dentista (PSDC)
Claudilson Pezão (PT)
Daniel Soares (DEM)
Dona Maria (PT)
Vitor da Farmácia (Pros)
Americano (PHS)
Eduardo Barreto (PCdoB)
Heleno Metalúrgico (PDT)
Joao Barbosa (PRB)
Laercio Pereira (PT)
Luiz Matogrosso (PP)
Marcelo Seminaldo (PT)
Novinho Brasil (PTN)
Pastor Anistaldo (PSB)
Paulo Sérgio (PR)
Samuel Vasconcelos (PT)
Eneide (PT)
Rômulo Ornellas (PT)
Ramos da Padaria (PP)
Jesus (PDT)
Rogério dos Santos (PSD)
Serjão Inovação (PSL)
Tico Emerson (PTdo B)
Toninho da Farmácia (PRP)
Mordidinha (PTdoB)
ABSTENÇÔES
Marisa de Sá (PT)
Toninho Magalhães (PTC)
AUSENTES
Romildo Santos (PSDB)
Maurício Brinquinho (PT)
Elmer Japones (PSC)