O evento foi realizado a pedido do vereador Novinho Brasil (PTN) e teve a intenção de informar aos parlamentares os progressos efetuados desde a última reunião com a empresa, quando foi criada uma equipe técnica de trabalho para resolver o problema (veja aqui).
Também participaram do encontro os parlamentares Prof. Jesus (PDT), Elmer Japonês (PSC) e Geraldo Celestino (PSDB). Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP Bandeirante, explicou que a retirada é feita junto com outras empresas que compartilham os postes da EDP. As principais são: Vivo, NET, GVT e Embratel. Ele destacou que esse fato acontece em todo o país e que, depois da formação de uma equipe de trabalho em Guarulhos, a cidade de Mogi das Cruzes também iniciará o processo de retirada dos fios.
Fabrício Medeiros, gestor da EDP Bandeirante e coordenador da equipe técnica de trabalhos sobre os fios soltos, disse que a cidade foi divida em 25 áreas para que a retirada seja feita de maneira mais eficaz. Segundo ele, cada área dura em média 25 dias para ficar pronta. A área 1, que aborda o centro da cidade, será terminada ainda esse mês. O coordenador trouxe fotos de locais onde os fios já foram retirados e mostrou a diferença para os vereadores.
Novinho Brasil afirmou que serão realizadas reuniões a cada 60 dias para que os parlamentares possam se interar dos progressos realizados. "A Câmara Municipal de Guarulhos está no caminho certo junto com a Bandeirante. Não vamos deixar esse assunto cair no esquecimento e vamos cobrar as soluções", afirmou.
A próxima reunião entre a EDP Bandeirante e os vereadores da Casa ficou marcada para o dia 18 de outubro, às 10h, na própria Câmara de Guarulhos.