Política

Vereadores votam subvenção social ao Hospital Stella Maris

Os parlamentares aprovaram em primeira discussão e votação o PL 5786/2013, da Prefeitura, que dispõe sobre concessão de subvenção social à Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris de R$ 2,8 milhões, na sessão de terça-feira.
     O projeto seguirá na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária para segunda discussão e votação.

Foram aprovados e serão encaminhados para sanção do Executivo os projetos: PL 352/2013, do Dr. Vitor da Farmácia (PSDB), sobre implantação de placas em braile para identificar vias públicas situadas no perímetro central da cidade; PL 547/2013, da Prof. Marisa de Sá (PT), que dispõe sobre a inclusão de escova de dente, creme dental fluoretado e fio dental aos itens que compõem a cesta básica; e PL 1701/2013, de Novinho Brasil (PTN), sobre informações de mudanças nos itinerários do sistema de transporte coletivo municipal.

Outros três projetos passaram pela aprovação legislativa e serão enviados ao Executivo para que o prefeito possa sancionar. São eles: PL 4988/13, de Dona Maria (PT), que institui a Marcha para Jesus; PL 5886/2012, de Romildo Santos (PSDB), que institui a Festa Celebra; e PL 4855/2013, da Prefeitura, que revoga a Lei n° 6436/08, que autorizou a desafetação e a cessão de área pública à Câmara Municipal de Guarulhos.

Os vereadores optaram pela manutenção do veto total aposto ao PL 2470/2013, de Toninho da Farmácia (PRP), dispondo sobre alteração da Lei nº 6068/2005, que trata do fornecimento de uniformes escolares propondo a inclusão de frase voltada à prevenção ao uso de drogas.

Também foram aprovados o PL 5125/2013, da Prefeitura, dispõe sobre desafetação e autorização para alienação de área pública situada na Rua Mirabelli nº 250, no loteamento Jardim Tranquilidade, e o projeto de Decreto Legislativo 2141/2013, de Ramos da Padaria (PP), que versa sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Guarulhense ao deputado federal Eli Corrêa Filho.

Idosos

Samuel Vasconcelos (PT) lembrou da abertura da semana do idoso que aconteceu no teatro Adamastor na segunda-feira (23). O parlamentar saudou os idosos de Guarulhos e destacou que, apesar da desigualdades, as pessoas têm oportunidade de viver mais. "Precisamos pensar em políticas públicas amplas que possam alcançar os idosos", disse.

O vereador Lamé (PTdoB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, também abordou o assunto. "É importante lembrar que respeitar o idoso é respeitar a própria vida" disse Lamé.

Transporte

Romildo Santos (PSDB) fez críticas ao transporte público da cidade . O parlamentar falou sobre a falta de cobertura nos pontos de ônibus. Ele também abordou as dificuldades dos motoristas de micro-ônibus, principalmente em relação ao pagamento das prestações dos veículos e sua manutenção.

Saúde

Segundo o vereador Dr. Alexandre Dentista (PSDC), o secretário da Saúde, Carlos Derman, afirmou que, em parceria com o governo federal, conseguirá trazer mais equipamentos para a realização de exames médicos na cidade. O parlamentar também falou sobre o aumento de leitos com a reforma de hospitais do município.

Geraldo Celestino (PSDB) aproveitou o assunto para reclamar de médicos da rede municipal que estão trabalhando no aeroporto da cidade. Ele pediu que a Comissão de Saúde apure o caso.

Comissão da Verdade

Marcelo Seminaldo (PT) afirmou que visitou a Assembleia Legislativa de São Paulo para ver os trabalhos da Comissão da Verdade, que investiga crimes que aconteceram durante o período de ditadura. O parlamentar destacou a importância de criar uma comissão também na Câmara de Guarulhos.  

 

Posso ajudar?