Os vereadores votaram favoravelmente em três projetos pautados em primeira discussão na sessão da Câmara de Guarulhos desta terça-feira (26). Trata-se da proposta para instituir o Programa Parceiro da Saúde do Idoso, assinado pelo vereador Ramos da Padaria (PP) e a obrigatoriedade de conter em todas as contas de água do município um espaço reservado com os números de telefones de utilidade público, de autoria do vereador Toninho da Farmácia (PRP). Nesse caso foram votados textos substitutivos aos originais. Também foi aprovada a proposta de denominação de uma via pública no Jardim Aracília de Roberto Venturole, do vereador Edmilson Americano (PHS).
Havia outros três projetos da Prefeitura, em primeira discussão, e um veto do Executivo a uma emenda apresentada e aprovada pela Câmara alterando o texto original do PL 2182/14 que define as Diretrizes Orçamentárias para 2015 que não foram votados. Os quatro foram prejudicados por falta de parecer das Comissões Técnicas, segundo o presidente da Câmara, vereador Eduardo Soltur (PSD), portanto voltarão à pauta na próxima quinta-feira (28).
No Grande Expediente foram deliberados os 11 itens constantes da pauta, sendo sete requerimentos e quatro projetos de lei. Os requerimentos questionam a Prefeitura sobre reparo e drenagem de água em via pública, retirada de galhos e mato da Praça Coração, instalação de rampa de acesso, todos no Jardim Presidente Dutra; fixação de pedras em via pública do Jardim Santa Mena, reparo de valeta para colocação de calha e implantação de redutor de velocidade.
Os três projetos deliberados, que seguem para análise das comissões técnicas são: PL 3544/14 alterando o Código de Edificações e Licenciamento de Guarulhos, do vereador Gileno (PSL); PL 3558/14 sobre disponibilidade de talões de preenchimento manual para estacionamento em Zona Azul, do vereador Gilvan Passos (PSDB); PL 3564/14 sobre o reconhecimento de utilidade pública da Associação Elisabeth Bruyere, do professor Auriel Brito (PT).
TRIBUNA
O vereador Geraldo Celestino (PSDB) utilizou a tribuna, durante o Pequeno Expediente, para criticar a atuação do secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Zanetta, e pedir a exoneração dele. O vereador Pr. João Barbosa (PRP) falou sobre a solenidade ocorrida na Câmara na segunda-feira à noite em alusão ao Dia do Soldado.