Começa a chegar nas concessionárias da Kawasaki a Ninja ZX-10R, versão 2011 importada, que deverá ser produzida na fábrica de Manaus (AM) no segundo semestre deste ano – o Brasil será o primeiro País a produzir esse modelo fora do Japão. O preço público sugerido do modelo nacionalizado, R$ 59.990 (frete não incluso), será praticado imediatamente, inclusive para o modelo importado.
Desenvolvida para os modelos de competição, a superesportiva apresenta alterações significativas. As principais foram no design e a incorporação do controle de tração S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki).
Mesmo com visual modificado, a máquina manteve as características presentes em todas as motocicletas da marca: elegância e robustez. A Ninja ZX-10R 2011 traz em sua carenagem adereços mais arredondados, pontiagudos no modelo anterior. Além disso, os faróis foram redesenhados. Outra mudança foi a integração de uma lâmpada do tipo LED (3 Bulbos) posicionada acima da entrada de ar, que foi ampliada para melhorar o fornecimento de ar ao motor.
O painel de instrumentos também foi alterado. Agora, o conta-giros está equipado com barras indicadoras em formato de arco – algo inédito nos modelos superesportivos. Há também no display multifuncional a opção de dois modos de pilotagem: Race e Standard, que altera a posição do velocímetro e também do indicador de marchas.
A motocicleta é equipada com motor de 998cc, quatro cilindros em linha, que ganhou alguns cavalos a mais. Desenvolvido nas pistas de corrida, o propulsor traz 201 cv de potência máxima a 13.000 rpm, com um torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm (o modelo 2010 apresentava 188 cv a 12.500 rpm). O novo layout do motor permitiu que houvesse uma união singular com a transmissão, o que elevou a precisão nas trocas de marchas, principalmente quando o assunto é alta performance. A transmissão tipo Cassete teve sua relação reduzida na 4ª, 5ª e 6ª marchas, melhorando o desempenho da Ninja ZX-10R em pistas.
Superesportiva oferece novas tecnologias
A superbike conta ainda com uma série de novas tecnologias visando a esportividade, como o controle de tração S-KTRC. Este novo mecanismo oferece ao piloto três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado. Deste modo, o sistema monitora a condição de aceleração do motor e as rotações das rodas, impedindo que a roda traseira perca o contato com o solo e ocasione a perda do controle da motocicleta. Outra inovação é o moderno Power Mode (modo de potência), composto por três fases: Full, Midle e Low.
A nova suspensão dianteira BPF (Big Piston Fork) com tubos de 43 mm de diâmetro é um dos grandes fatores que contribuem para a postura destacada da nova Ninja ZX-10R sob frenagem. Comparada com uma bengala de cartucho do mesmo tamanho, a BPF apresenta um pistão de quase o dobro da dimensão, o que melhora a ação hidráulica dentro da superfície aumentando assim a eficiência. Já a suspensão traseira, Back-link, teve seu posicionamento invertido para contar com melhores repostas, principalmente nas rodovias quando a motocicleta é mais exigida. Com a mudança, o amortecedor e o link foram posicionados sobre a balança, o resultado é maior grip, além de ação bem mais suave.