Cidades

Versão feminista do Museu da Empatia, de Londres, chega a Guarulhos

 Até o dia 23 de novembro, quem visitar o Senac Guarulhos poderá conferir a exposição Museu da Empatia Feminista. A mostra reúne áudios, peças de roupas e outros objetos pessoais, como bolsas e batons, acompanhados por frases mencionadas durante episódios de assédio sexual. Os itens foram colhidos em um grupo de 30 mulheres, vítimas do crime e agredidas, muitas vezes, por próprios membros da família, dos amigos, e, inclusive, companheiros.
 
Idealizada por um grupo de estudantes das aulas de Aprendizagem do Senac Lapa Faustolo, em São Paulo, a versão feminista é inspirada no projeto Museu da Empatia, inaugurado em Londres, em 2015, com a mesma proposta: estimular as pessoas a se colocarem no lugar do outro. O aumento do número de casos de violência contra a mulher e as crescentes taxas de feminicídio, assédio e outros preconceitos sofridos diariamente por mulheres foram decisivos para a concepção da exposição que agora está na unidade Santos.
 
Davi Marques, gerente do Senac Guarulhos, comenta que a ideia é conscientizar a população sobre o aumento dos casos de violência contra a mulher: “Queremos despertar a curiosidade dos visitantes e impactá-los. Mostrar que nada justifica a  agressão.”
 
Serviço:
Mostra Museu da Empatia Feminista
Data: até 23 de novembro de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas; sábados, das 8 às 14 horas Participação gratuita
Local: Senac Guarulhos
Endereço: Rua Luiz Faccini, 132 – Centro – Guarulhos/SP
 
Informações: www.sp.senac.br/guarulhos
* Quem tiver interesse em ouvir relatos das vítimas disponíveis na mostra, levar fones de ouvidos
 
 

Posso ajudar?