Com uma situação muito similar à da primeira atividade de pista nesta sexta-feira, a Fórmula 1 voltou ao circuito de Spa-Francorchamps para a segunda sessão de treinos livres para o GP da Bélgica, a 12.ª etapa da temporada 2021. E, desta vez, o holandês Max Verstappen deu o troco, terminando na frente com o melhor tempo do dia, superando o finlandês Valtteri Bottas e o inglês Lewis Hamilton, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro com suas Mercedes.
Spa-Francorchamps abre a segunda metade da temporada com muita expectativa sobre o futuro da disputa pela liderança entre Hamilton e Verstappen após os acontecimentos em Silverstone, na Inglaterra, e na Hungria, além de outros embates importantes para o campeonato como McLaren x Ferrari pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores.
No primeiro treino livre, realizado mais cedo nesta sexta-feira, apesar de Verstappen ter apresentado melhor rendimento nos pneus médios e duros, que devem ser os mais usados no final de semana, foi Bottas quem entregou o melhor tempo da sessão com pneus macios, superando o holandês por quase dois décimos de segundo. Já Hamilton teve a sua última volta rápida atrapalhada pelo canadense Nicholas Latifi, da Williams, e acabou ficando apenas na 18.ª posição.
Devido à chuva que caiu antes do treino oficial de classificação da Fórmula 3, os pilotos foram obrigados a sair com pneus intermediários, assim como na primeira sessão. No final, Verstappen terminou a sexta-feira como o mais rápido do dia, marcando 1min44s472, apenas 0s041 à frente de Bottas e 0s072 mais rápido que Hamilton.
Mas o fim do dia do holandês não foi dos melhores, batendo com força na mesma curva que o monegasco Charles Leclerc. Com 17 minutos para o final, a bandeira vermelha tremulou em Spa-Francorchamps com a escapada do carro da Ferrari na zebra, perdendo o controle e batendo na barreira de pneus na curva Les Combes.
O espanhol Fernando Alonso (Alpine), o francês Pierre Gasly (AlphaTauri), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o também francês Esteban Ocon (Alpine), o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), o britânico Lando Norris (McLaren) e o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) completaram o Top 10.
A Fórmula 1 ainda aproveitou a sessão para trazer uma novidade que mexeu com os fãs nas redes sociais. Pela primeira vez foi exibida uma câmera Driver s Eye colocada no capacete de Alonso, mostrando uma volta completa do espanhol pelo circuito de Spa-Francorchamps.
Os pilotos voltam à pista neste sábado para o terceiro treino livre para o GP da Bélgica. A sessão, de 60 minutos, começa às 7 horas (de Brasília). Na sequência, às 10 horas, será realizado o treino oficial de classificação. A corrida, no domingo, será no mesmo horário.