Um grupo de voluntários liderado pelo médico veterinário guarulhense Gabriel Neves está na linha de frente dos esforços de resgate e assistência aos animais afetados pela tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Partindo de São Paulo rumo a cidade de Canoas, a equipe composta por 20 pessoas está trabalhando em abrigos, oferecendo cuidados e resgatando animais em situação de risco.
Em entrevista exclusiva ao GWeb, Gabriel compartilhou detalhes do cenário em que se encontram. “As ONGs estão sem funcionários, sem voluntários. Além disso, poucas possuem médicos veterinários. O clima é tenso, é caótico”, afirmou.
O grupo que partiu para o RS na última quarta-feira (8) também selecionou itens essenciais para garantir a assistência tanto aos animais e pessoas resgatadas quanto às equipes voluntárias. Cobertores, alimentos não-perecíveis, água e ração foram alguns dos suprimentos levados, segundo o veterinário.
Gabriel também contou ao GWeb que deixou para trás a família e a rotina na clínica veterinária em que trabalha, na cidade de Porto Feliz, para ajudar aqueles que mais precisam nesse momento de crise.
“Não pensei duas vezes. Quando vi tudo o que estava acontecendo, senti no coração que deveria ajudar. Graças a Deus, com o esforço da nossa equipe e de todos os voluntários, estamos conseguindo resgatar muitas pessoas e animais aqui no RS”, conta o veterinário.
Cenário atual
Até o momento, mais de 20 mil animais foram resgatados no estado, de acordo com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Para apoiar os esforços de resgate, a secretaria disponibilizou uma série de recursos, incluindo caixas de transporte pet, ração, chips e insumos para atendimento veterinário, além de veículos e suporte logístico para acesso às áreas afetadas pelas enchentes.
A tragédia climática no Rio Grande do Sul já deixou um rastro de destruição, com 107 mortos, 136 pessoas desaparecidas e mais de 67 mil desabrigadas, segundo dados da Defesa Civil. 435 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pelas enchentes, superando os registros históricos de 1941.
As chuvas intensas deste início de maio resultaram nas maiores enchentes da história do RS, obrigando a evacuação de milhares de pessoas para abrigos públicos e outras cidades. Bairros inteiros estão submersos, e a população enfrenta desafios sem precedentes para lidar com a situação.
Como ajudar Gabriel e sua equipe de voluntários?
Ao GWeb, Gabriel contou que toda a ajuda é válida e que está recebendo Pix para contribuir com o RS.
Celular: 15997401910 Gabriel Neves