Política

VEZ DOS NOVATOS – Reorganização de partidos muda o cenário político

Dos principais candidatos a prefeito que disputaram as eleições de 2012 em Guarulhos, apenas um ou dois – ou no máximo três – devem buscar votos nas ruas da cidade no ano que vem. Além de Sebastião Almeida (PT) não poder disputar mais uma reeleição, não é certo ainda que o principal opositor dele, Carlos Roberto (até agora no PSDB), volte às urnas. Fora os dois, talvez – se conseguir legenda – o secretário de Esportes Wagner Freitas tente um lugar ao sol, fora o ex-prefeito Jovino Cândido que pode se candidatar de novo pelo PV. 
 
Diante deste quadro, o verbo para os partidos políticos de Guarulhos é “reorganizar”. Buscando melhores condições e alternativas, as siglas deverão apresentar nomes novos na disputa que ocorre somente daqui a quase15 meses. O prazo final para troca de partidos é início de outubro, mas a dança das cadeiras já começou. As urnas deverão trazer opções diferentes das disputas anteriores, como os nomes de Márcio Nakashima (PRP), Eli Correa Filho (DEM) e até Jorge Wilson (PRB). 
 
Até mesmo o PT entrará diferente na disputa em 2016. Buscam o direito de concorrer pela legenda que detém a máquina administrativa há 15 anos os deputados estaduais Alencar Santana e Auriel Brito, o secretário Moacir de Souza e até o ex-prefeito Elói Pietá. O vereador Guti (ainda no PV) é outro que deve aparecer como candidato, mas antes precisa definir para qual partido irá migrar. 
 
LEIA TAMBÉM
 

Nomes de sempre correm por fora em busca de espaço político

Posso ajudar?